UEA homenageia estudantes contemplados com Política Estruturante 8 do Comitê Executivo do FEPD&I

Primeira chamada contou com R$ 298 mil em recursos destinados a acadêmicos. Mais de 30% são do interior do Amazonas
Facebook
Twitter
WhatsApp
Como forma de reconhecer estudantes que têm se destacado em território nacional e internacional, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), realizou uma cerimônia de celebração aos discentes contemplados pela Política Estruturante 8 do Comitê Executivo do Fundo de Reserva Específico de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (Fepdi/UEA), que tem impactado, positivamente, acadêmicos da capital e interior. A solenidade aconteceu nesta quarta-feira (26/3), no prédio da Reitoria.
Criada em abril de 2024, a Política Estruturante 8 do Fepdi visa incentivar e apoiar alunos de cursos de graduação e pós-graduação da universidade em eventos estudantis e científicos em outros estados, por meio do custeio de passagens e diárias. A primeira chamada contou com R$ 298 mil em recursos que foram destinados a atender 89 estudantes, sendo que mais de 30% são do interior do Amazonas. Acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer outras instituições, compartilhar ideias com profissionais, acrescentando melhorias na formação deles.
O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, enfatizou que políticas como essa valorizam os conhecimentos e trabalhos de universitários, sendo um incentivo que está muito além do apoio financeiro. “Ela representa uma porta aberta para que nossos estudantes possam participar de eventos científicos, culturais, tecnológicos e acadêmicos, tanto em nível nacional quanto internacional. Sabemos o quanto é difícil, especialmente para quem sai de Manaus, enfrentar os custos e os desafios logísticos de participar desses eventos. Por isso, este tipo de iniciativa é fundamental”, finalizou.
O pró-reitor da Propesp e presidente do Fepdi/UEA, Prof. Dr. Roberto Mubarac, reforçou o compromisso da gestão com uma formação de excelência que, com muito apoio e esforço, conseguiu reestruturar todo o comitê gestor desses recursos, entregando essa grande oportunidade a discentes da academia. “É extremamente importante que vocês vivenciem outras experiências em outros estados, porque isso dá a vocês perspectivas de que é possível fazer mestrados, doutorados e pós-doutorados fora. Isso os valoriza e os leva a entender que fazer ciência no Brasil vale a pena. E é isso que a gente fez!”, complementou.
A transmissão aconteceu on-line para municípios do interior. Também participaram da cerimônia, a diretora do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp), Prof.ª Dra. Francisca Keila de Freitas Amoedo; o diretor executivo da Agência de Inovação Tecnológica (Agin/UEA), Prof. Dr. Antônio Mesquita; o pró-reitor da Pró-Reitoria de Administração (Proadm/UEA), Prof. Dr. Nilson José; o pró-reitor da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd/UEA), Prof. Dr. Fábio Plácido; o pró-reitor da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan/UEA), Prof. Dr. Isaque Sousa; e o pró-reitor de Pró-Reitoria de Interiorização (Proint/UEA), Prof. Dr. Valber Martins.
*Conheça Aizen dos Santos Araújo*
Acadêmico do curso de Música da UEA, Aizen dos Santos Araújo participou do Festival Brasileiro de Trombonistas (ABT), evento realizado pela Associação Brasileira de Trombonistas, em Salvador, na Bahia, ano passado. Os custos foram pagos pela Política Estruturante 8 do Fepdi.  Segundo Aizen, a oportunidade contribuiu para o seu tema de Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).
“Quero deixar meus sinceros agradecimentos ao magnífico reitor e à sua equipe. Com isso, a gente pôde, além de ter contato com outras pessoas que estão trabalhando no mesmo âmbito que nós, difundir informações referentes ao que trabalhamos na universidade. Além de ter essa troca, que é muito significativa no que concerne à questão de difusão mesmo de ciência”, afirmou.
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS