O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou guerra aberta aos moradores que vivem sem situação de rua e criminosos de Washington, D.C. Em tom de ultimato, o republicano usou a rede Truth Social neste domingo (10) para ordenar: “Os sem-teto devem sair, imediatamente. Vamos dar abrigo, mas LONGE da capital”. Aos criminosos, foi ainda mais duro: “Os criminosos não precisam se mudar, vamos colocá-los na cadeia, onde é o seu lugar”.
Trump fez a comparou da ação contra pessoas que vivem em situação de rua com as políticas de deportação de imigrantes.”Vai ser rápido, como aconteceu na fronteira. Em poucos meses, passamos de milhões entrando para zero. Aqui será ainda mais fácil estejam prontos!”, afirmou o presidente.
Trump prometeu detalhar, nesta segunda-feira (11), seu plano para “impedir crimes violentos” e “devolver a beleza” à capital americana. A ofensiva veio dias após o ataque violento a um jovem funcionário do governo, que provocou a mobilização de 450 policiais federais na cidade. Mas a prefeita democrata Muriel Bowser reagiu, afirmando que não há onda de criminalidade e que os índices de crimes violentos caíram 26% este ano o menor patamar em 30 anos.
Segundo a organização Community Partnership, 3.782 pessoas vivem em situação de rua na capital, sendo cerca de 800 nas calçadas e barracas.