O plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) se encheu de azul, cor símbolo do autismo, na manhã desta terça-feira (5), durante a realização da Tribuna Popular de autoria dos vereadores Sildomar Abtibol (PROS) e Álvaro Campelo (PP), que discutiu políticas públicas e melhorias na atenção às pessoas com o espectro autista.
Foto: Tiago Corrêa – DIRCOM/CMM
O evento, que integra a programação da Semana Municipal de Conscientização do Autismo, iniciada em 1º de abril, contou com a presença do prefeito em exercício, procurador Marcos Cavalcanti, e da primeira-dama e secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Goreth Garcia Ribeiro, além de representantes de organizações da sociedade civil organizada, pais de crianças autistas, entre outros.
Presidente da Associação Superando Limites (ASL), Clori Carlos Pistore, pai de criança autista, destacou a luta para garantir melhor qualidade de vida ao filho, extensiva a todos os autistas de Manaus, que a construção de uma Clínica-Escola, equipada com todos os recursos necessários para que essas crianças possam ter autonomia, respeito e carinho.
Um abaixo assinado, com 12.505 assinaturas foi entregue ao presidente da Casa, vereador Wilker Barreto (PHS), por uma criança autista, de nome João, e à primeira-dama, Goreth Garcia. A associação também espera que, em breve, possa agendar a entrega do documento ao prefeito Arthur Virgílio Neto, de acordo com Pistore. No documento, a associação cobra o cumprimento integral da Lei Municipal nº 1.495, de 26.08.2010, que reconhece a pessoa com autismo como portadora de deficiência e seus direitos assegurados pela Lei Orgânica do Município de Manaus. Chamar a atenção que determinem, de fato, políticas públicas de Estado, de atendimento especializado e adequado a essa parcela da população.
Emendas
O presidente da associação agradeceu aos cinco vereadores por terem destinado recursos para a qualificação de profissionais que vai melhorar o atendimento aos autistas, totalizando R$ 155 mil, com a expectativa é a de que, para o próximo ano, novas emendas e mais vereadores se comprometam com a causa. Entre os parlamentares que destinaram emendas para o projeto citou, Álvaro Campelo (PP), Marcel Alexandre (PMDB), Waldemir José (PT), Professor Bibiano (PT) e Professor Samuel (PHS). “Agradecimentos dos autistas, de coração, é um primeiro passo de uma longa caminhada que a gente vai fazer. Tenho certeza que mais vereadores vão abraçar a causa e chegaremos a um volume bem de recursos”, considerou.
De acordo com dados estatísticos da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS), considerando os dados estatísticos que afirmam que até 2025, cerca de 1% da população mundial tem autismo, Manaus hoje deve ter aproximadamente 20 mil autistas. “Por isso que a realização de um censo municipal é uma das nossas reivindicações”, assegurou ele cobrando, ainda, um atendimento integral e multiprofissional nos centros municipais destinados a essa finalidade.
A audiência foi pontuada por depoimentos de mãe, agradecimentos e apresentações artísticas de pessoas com a síndrome. Entre elas, Rosângela de Lima Melo, mãe de uma criança autista, dos estudantes autistas, Adonai Rodrigues e Rafael Costa Almeida.
Compromisso
Vereadores como Socorro Sampaio (PP), Elias Emanuel (PSDB), Professor Samuel (PHS), Arlindo Júnior (PROS), Marcel Alexandre (PMDB), Luis Mitoso (PSD), Waldemir José e Professor Bibiano (PT) fizeram questão de se pronunciar e assumir o compromisso com a causa do autismo e destacaram os trabalhos feitos nessa área pelos profissionais que se dedicam na luta pela conscientização a respeito do espectro autista.
Autores da proposta da Tribuna Popular, Álvaro Campelo e Sildomar Abtibol, chamaram a atenção para o fato de que os dados do avanço da síndrome. “Essas crianças podem ser nossos filhos, sobrinhos, netos e afilhados. Estou falando de algo não distante da nossa realidade. E se podemos trabalhar para minorar esse sofrimento, por que não fazê-lo?”, disse Álvaro Campelo, ao destacar que torce para que a escola-modelo para os autistas, o sonho da associação, se torne realidade.
Sildomar Abtibol, por sua vez, assegurou não ter dúvidas de que os vereadores estão fazendo o seu papel. “Quero agradecer e dizer que estou feliz nessa discussão, de conscientização. Quero agradecer aos profissionais dedicados e que lutam para que tenhamos políticas públicas para os autistas”, afirmou. O vereador assegurou que como secretário municipal de Esportes e Lazer teve a oportunidade de estar na ponta e participar de ações destinadas a criança e adolescentes com autismo. “Manaus é a quarta cidade do País em qualidade de vida. E isso tem a ver com a atenção que a Prefeitura dispensa a esse segmento”, garantiu.
Trabalho realizado
Representando o prefeito na solenidade, Goreth Garcia Ribeiro, falou da determinação do prefeito Arthur Neto ao tratar sobre o tema desde que assumiu a prefeitura. “Pegamos essa bandeira nos bairros e temos avançado”, disse.
A secretária fez questão de ressaltar o trabalho de secretarias envolvidas na Semana Municipal de Conscientização do Autismo, como a Secretaria Municipal da Mulher, Ação Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e Escola de Serviço Público (Espi), além dos vereadores por terem destinado recursos de suas emendas e mães dos autistas, que têm sido guerreiras na busca de melhor atendimento aos seus filhos.
Segundo Goreth Garcia, o município possui hoje uma rede que pensa o autismo e que resultou na criação de centros de atendimento, como o Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy, no Alvorada 2, e o Complexo Municipal de Educação Especial Andre Vidal de Araújo, no Parque Dez. “Também estamos capacitando 500 profissionais na área de inclusão. Esse é um dos nossos grandes ganhos”, afirmou ela, lembrando que o município tem atividades nesse segmento em todos os setores. “Temos conhecimento da demanda reprimida e vamos avançar com respeito nesse segmento. Vamos criar um centro na zona Leste para dar qualidade de vida e dignidade para os autistas”, garantiu.