TRE-AM sedia testes de softwares das eleições

Facebook
Twitter
WhatsApp

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas sediou ontem (16), uma sequência de testes em campo dos sistemas CAND (Candidaturas), CANDEX (Candidatura Módulo Externo) e HE (Horário Eleitoral) para avaliar o comportamento dos sistemas em ambiente real e sua múltipla integração no período de registro de candidaturas.

sedia

Durante toda semana, técnicos do TRE-AM, do Tribunal Superior Eleitoral e de outros Regionais realizam os últimos preparativos. Todos esses testes são necessários para garantir a qualidade do serviço através de sistemas de informática eficientes e seguros.

Segundo o Secretário de TI do TRE-AM, “o Amazonas, assim como Piaui e Santa Catarina foram escolhidos para centralizar, regionalmente, os testes referentes a cada um dos regionais. Hoje temos aqui conosco representantes de todos os Estados do Norte, incluindo Mato Grosso e Tocantins. O objetivo é realizar, de segunda a sexta, os teste finais desses softwares, para que façamos as correções necessárias”. “É natural que o Amazonas centralize esses testes, pelo fato de, geograficamente, e dispormos de toda infraestrutura necessária para desenvolver esses testes de forma adequada”, acrescentou Rodrigo Camelo.

O coordenador de Sistemas Eleitorais da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE, José de Melo Cruz, também acompanha os trabalhos. De acordo com ele, “trata-se de um teste nacional, feito em três polos, em que todos os Estados do Brasil participam e verificam se o softwares estão de acordo para que possam entrar em produção já em julho”. Ainda para o coordenador, a escolha do TRE Amazonas não poderia ser melhor: “o Amazonas representa bem o Estados do Norte e, dadas as complexidade da região, se o sistema se adaptar bem ao Amazonas, funcionára bem em todo o Norte do país”.

O teste é regional e conta com a participação de técnicos do TSE e dos TREs dos estados do Acre, Amapá , Amazonas , Maranhão , Mato Grosso , Pará , Rondônia , Roraima e Tocantins. Os testes acontecem, de segunda a sexta, na CATE B do TRE-AM. Além do Amazonas, o teste de campo ocorre simultaneamente nos TREs de Piauí e Santa Catarina.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS