O senador Eduardo Braga (MDB/AM) repercutiu, nesta terça-feira (30/10), a decisão do Ministério dos Transportes de autorizar a carga e a descarga de botijas de gás nos portos de pequeno porte localizados no Amazonas, em Rondônia e em Roraima. A pasta atendeu ao apelo apresentado pelo parlamentar amazonense há duas semanas.
“É um avanço. Finalmente, será possível pegar as botijas, tirá-las das balsas e transportá-las por meio de caminhões”, disse o senador durante reunião da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), da qual é presidente.
Eduardo ainda criticou a morosidade do governo para solucionar situações que necessitam apenas de vontade política. “O Amazonas construiu, em parceria com o governo federal, 30 terminais hidroviários no interior. No entanto, por uma decisão não justificada, o desembarque das botijas de gás continuava a ser feito como nos séculos passados. Encostavam a balsa num barranco, com homens e mulheres carregando as botijas no lombo. A partir de agora, isso não ocorrerá mais”, observou.
De acordo com determinação encaminhada às empresas responsáveis pela limpeza, manutenção e conservação dos sistemas de ancoragem das instalações portuárias, o carregamento e o descarregamento das botijas de gás deverão obedecer algumas condições. Uma delas é a interrupção das operações de embarque e desembarque de passageiros enquanto estiver ocorrendo o transporte das unidades.





































































