Terra de muito açai : Município de Anori

Anori é um município brasileiro do interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. Pertencente à Mesorregião do Centro Amazonense e Microrregião de Coari, localiza-se a oeste de Manaus, capital do estado, distando desta cerca de 234 quilômetros.

Ocupa uma área de 5 795,283 km²[2] e sua população, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014, era de 18 826 habitantes,[6]sendo assim o quadragésimo quinto município mais populoso do estado do Amazonas e o terceiro de sua microrregião.

Histórico

A história de Anori remete-se em conjunto com a história de seu vizinho o município de Codajás, quando foi criado através do decreto estadual número 1186, de 31 de dezembro de 1943 o distrito de Anori subordinado a administração de Codajás, em 29 de dezembro de 1956 foi elevado a categoria de município pela lei estadual nº 117, desmembrando-se de seu vizinho e formando o atual município. Seu nome vem da palavra indígena em Nheengatu[7], “Uanuri[8] ou “Wanury” regionalmente conhecida como “Ánory“, que significa “Tracajá macho”, uma espécie de quelônio dulcícola de tom negro azulado com manchas amarelas, facilmente encontrada na região.

Crédito: Portal Anori

A Festa do açaí movimenta a economia do Município assim como tem por objetivo de comemorar as grandes colheitas das safras abundantes de acai no município, que em 2015, por exemplo, ultrapassou as 65 mil sacas seduno o  IDAM-Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas

Close