Acontecem neste final de semana a terceira e quarta fases do concurso para defensor público do Estado do Amazonas. Na sexta-feira (19/10), serão realizadas as entrevistas e no sábado e domingo (20/10 e 21/10), a prova oral.
No total, 62 candidatos dos 97 classificados, vão participar dessas fases. A terceira fase, que consiste na Entrevista Informativa será realizada na sede administrativa da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), situada na rua Maceió, nº 307, bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus.
A entrevista terá caráter informativo, não eliminatório e não classificatório, com finalidade propiciar à DPE/AM o conhecimento do perfil acadêmico e profissional do candidato. Os horários das entrevistas dos convocados estão no site da Fundação Carlos Chagas (FCC) (www.concursosfcc.com.br) e no site da DPE-AM, (www.defensoria.am.def.br) no link de editais. As entrevistas serão realizadas também na sede da DPE-AM, na rua Maceió.
Prova oral – A quarta fase, que é a da prova oral, será realizada na Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Esudpam), situada na rua 24 de Maio, nº 321 – Centro da capital. Esta prova é de caráter eliminatório e classificatório, com o objetivo de aferir o conhecimento e a capacidade de exposição oral do candidato ao cargo de Defensor Público do Estado do Amazonas. A defesa será pública e consistirá na arguição dos candidatos a ela admitidos.
Os horários das provas dos candidatos estão no site da FCC e da DPE-AM.
Durante a prova oral serão avaliados os seguintes quesitos: conhecimento do tema proposto; poder de síntese; emprego da linguagem técnico-jurídica; uso correto do vernáculo.
Ainda a realização da prova oral será vedado ao candidato qualquer tipo de consulta. Os candidatos não poderão, sob pena de eliminação, efetuar anotações ou leitura de qualquer natureza, inclusive apontamentos. A prova será gravada em sistema de áudio, identificadas e armazenadas para posterior reprodução. Não será fornecida, em hipótese alguma, cópia e/ou transcrição dessas mídias.
Cada examinador da prova oral atribuirá ao candidato nota de 0 (zero) a 100 (cem) e estarão habilitados para a próxima fase, que é a prova de títulos, os candidatos que obtiverem, simultaneamente, nota igual ou superior a 40 (quarenta) com cada examinador e nota final igual ou superior a 60 (sessenta) na média aritmética das notas atribuídas por cada membro da banca examinadora.