Por meio de aulas remotas, alunos de graduação dos cursos de saúde da faculdade Martha Falcão estão experimentando uma nova forma de aprender e analisar o corpo humano: por meio de um software que reconstrói a estrutura de um ser humano. A plataforma com imagens em 3D apresenta visões anatômicas e radiológicas dos sistemas internos, permitindo ao aluno um estudo aprofundado da estrutura física humana.
A medida foi possível por meio da parceria com Medical Harbour, responsável pela plataforma Athena Hub, cuja função é proporcionar a visualização e estudo de imagens médicas, desenvolvido para dissecação e estudo da anatomia humana e animal. Além disso, a ferramenta propicia dinâmica de interação intuitiva com exames tridimensionais ou planos.
“Em tempos de aulas remotas, realizamos uma parceria para que professores dos nossos cursos de saúde possam utilizar a plataforma Athena Hub em suas aulas on line, o que permitirá aos nossos alunos, acesso a imagens com altíssimo nível de qualidade, facilitando o seu processo de aprendizagem e formação profissional”, afirmou o diretor geral da faculdade Martha Falcão, Luiz Patrício Barbosa Jr.
No ambiente virtual, é possível fazer a reconstrução volumétrica, assim como a interação com casos reais, reforçando o aprendizado voltado ao atendimento clínico de forma mais especializada.
De acordo com a coordenadora dos cursos de Saúde, Mara Rezende, os professores receberam treinamento e aprovaram o conteúdo oferecido pelo software. Alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Terapia Ocupacional já estão utilizando a plataforma. “O material é muito bom e completo, nossos alunos têm aprovado o diferencial”, afirmou.
“A tecnologia associada ao aprendizado é algo que vem para agregar. Um não exclui o outro e penso que, mesmo em um ambiente de aula presencial, essa ferramenta pode ser utilizada. O material veio em boa hora e tornou os alunos ainda mais engajados nas aulas”, afirma o professor Daniel Xavier, especialista em cinesiologia e mestre em Biociências e Reabilitação.
Xavier lista entre os principais desafios das aulas remotas, prender a atenção do aluno. “Isso porque ele tem um universo de distração no entorno dele, incluindo família, televisão e Internet. Esse novo sistema ajuda a ter mais atenção e engaja muito mais, traz uma maior aderência do aluno à aula. Por meio da plataforma, podemos ver articulações e músculos sob os mais diferentes ângulos”, explica.
Aulas remotas
Desde 25.03, as aulas para alunos e professores dos 27 cursos de graduação e 15 de pós-graduação da faculdade Martha Falcão vem acontecendo por meio de aplicativo, sem prejuízo de conteúdo. Os professores ministraram as aulas no mesmo horário e dia previstos no formato presencial. O link da sala, bem como o horário de início são disponibilizados na plataforma Integrees, rede colaborativa de dados acadêmicos já utilizados pelos alunos.
Com informação da Assessoria FMF






































































