Teatro Amazonas abre exposição, nesta sexta-feira com novo roteiro de visita

Facebook
Twitter
WhatsApp
Foto: Michael Dantas / SEC

A partir desta sexta-feira (1º/3), as pessoas que forem ao Teatro Amazonas encontrarão um roteiro novo de visita ao patrimônio histórico, com itens e mobiliários incluídos na programação, além de novidades como a área de Chapeleiro e até oportunidade de tocar piano, ao final. A programação, organizada pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), também inclui a abertura de exposição temporária no local, sendo a primeira com a temática de Carnaval, montada no 1º pavimento do Teatro.

 

A proposta do novo roteiro é enriquecer ainda mais a visita e resgatar antigos costumes que marcaram época no Teatro Amazonas.

Um dos itens incluídos no roteiro é a área de Chapeleiro, que poderá ser visitada depois da Sala de Espetáculos. Lá, os visitantes poderão tirar fotos com roupas de época, como uma forma recordação da visita. Nesta área, também compõe o cenário um órgão eletrônico e duas cadeiras no mesmo estilo das que estão na plateia no Teatro.

 

Já o piano de caixa é da antiga Casa Ivete Ibiapina e ficará também disponível ao visitante, que poderá tocar algumas notas, assim que terminar a visita. Os dois itens estão localizado no térreo do Teatro.

O Teatro Amazonas também vai inaugurar uma temporada de exposições temporárias, a partir de março. No primeiro pavimento, o visitante poderá encontrar a mostra “Pequenas Memórias de Carnaval”, com fantasias que remetem às festas do período, em Manaus.

A intenção é lembrar os antigos carnavais de rua de Manaus, mas também levar o visitante até a atualidade.

Foto: Michael Dantas / SEC

Na sala da exposição também haverá um painel eletrônico com fotos antigas das festas de Carnaval em Manaus. Todo o acervo é da Central Técnica de Produção (CTP), da SEC.

O roteiro de visitação do Teatro tem duração média de 40 a 50 minutos, onde o visitante pode conhecer um pouco da história do patrimônio, passando pela Sala de Espetáculos, Salão Nobre e o camarim de época, além de exposições e itens históricos nos três pavimentos.

A entrada é gratuita para crianças até 10 anos, para pessoas com deficiência e para amazonenses, mediante comprovação de naturalidade. Os demais visitantes pagam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). A meia-entrada é voltada a estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue, militares e acompanhantes de pessoas com deficiência.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS