TCE-AM leva capacitação e reforça presença institucional no Fórum Amazonas +Municípios 2025

Facebook
Twitter
WhatsApp
Foto: divulgação/AAM
A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, reforçou o compromisso da Corte de Contas com a qualificação dos gestores e servidores municipais durante o Fórum Amazonas +Municípios 2025. O evento acontece nesta terça e quarta-feira (5 e 6 de agosto), no SESI – Clube do Trabalhador, na zona Leste de Manaus.

“A presença do TCE-AM no fórum +Municípios reforça a atuação preventiva e pedagógica da Corte de Contas, alinhada com a missão institucional de aprimorar a administração pública no Estado”, afirmou.

Promovido pela Associação Amazonense de Municípios (AAM), o fórum reúne mais de 30 painéis temáticos e conta com a presença de autoridades estaduais, federais e representantes de órgãos de controle. O TCE-AM marcou presença com oficinas e painéis voltados à gestão ambiental, comunicação institucional e segurança da informação.

Um dos destaques foi a oficina sobre o Programa de Gestão do Patrimônio Florestal, ministrada pela diretora Anete Ferreira e o auditor Sérgio Meleiro, nessa terça-feira (5). Eles apresentaram ações já realizadas e as próximas iniciativas do Tribunal na área ambiental.

Segundo eles, o TCE-AM vem atuando de forma mais incisiva no tema, dada a relevância e os resultados apontados pelas auditorias ao longo dos anos.

“O processo é educativo e fortalece a relação entre o Tribunal, os governantes municipais e a sociedade, o que contribui para ações mais efetivas e resultados vantajosos para a administração”, afirmou Meleiro.

Nesta quarta-feira (6), o secretário-geral de controle externo, Mário Sato, e o auditor de TI, Saulo Lima, falaram sobre os desafios da comunicação institucional e da segurança da informação. A apresentação atendeu a uma demanda da própria AAM.

Sato alertou que muitos gestores ainda não estão cadastrados no sistema Domicílio Eletrônico de Contas (DEC), o que dificulta a comunicação com o Tribunal. Ele também destacou os canais disponíveis, como o Diário Oficial, o site institucional e as redes sociais do TCE-AM.

“O objetivo é reforçar a importância de uma comunicação clara e acessível com os gestores municipais”, afirmou.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS