TCE-AM a​nalisa mais de 400 aposentadorias​ e pensões​ por mês

Facebook
Twitter
WhatsApp

Setor responsável por emitir os laudos técnicos para fundamentar os processos de aposentadoria de servidores públicos apreciados pelo colegiado do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE), a Diretoria de Controle Externo de Aposentadoria, Reformas e Pensões (Dicarp) do TCE analisou no primeiro trimestre deste ano mais de 1,3 mil processos, uma média de 400 por mês.

A agilidade da tramitação dos processos de aposentadoria, reformas e pensões no setor, que segue a orientação da conselheira-presidente Yara Lins dos Santos, já foram reconhecidos pelo colegiado do TCE em pelo menos três sessões deste ano.

Além de fiscalizar e julgar as contas de órgãos públicos do Estado, o TCE é o órgão responsável pela homologação/registro das aposentadorias, reformas e pensões não só de servidores do Fundo Previdenciário do Estado (Amazonprev), mas, também, de todos os servidores ligados aos demais fundos de previdência dos municípios, como o Manaus Previdência (ManausPrev), englobando todos os servidores públicos do Amazonas.

O Tribunal recebe os processos de aposentadoria digitalmente, pelo sistema e-Contas, para ser analisado pela Dicarp. Conforme números do setor, no primeiro trimestre de 2018, foram analisados 1.376 processos. Os laudos técnicos têm demorado, em média, de 3 a 5 dias para serem concluídos no setor, dependendo da complexidade do processo.

Ligado à Secretaria Geral de Controle Externo (Ssecex), a Dicarp verifica, por exemplo, se o servidor cumpre os requisitos necessários para se aposentar, avaliando a forma de admissão, o tempo de contribuição, o valor da aposentadoria, entre outros. Após a análise técnica, o processo é passado para a 1ª e a 2ª Câmaras do TCE-AM, responsáveis por julgar a legalidade da aposentadoria.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS