A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) iniciou, nesta sexta-feira (24/08), capacitação voltada à prevenção e redução da mortalidade materna por hemorragia pós-parto. O treinamento é direcionado aos profissionais das maternidades da rede pública estadual de saúde.
A primeira unidade a receber o treinamento foi a Maternidade Balbina Mestrinho, localizada na rua Duque de Caxias, bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul. A palestra “Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia Pós-Parto” aconteceu nesta sexta-feira, para servidores das mais diversas áreas. A próxima unidade a receber o evento será a Maternidade Ana Braga.
O médico obstetra Daniel Gazzolo, da equipe da Susam, é o facilitador da palestra. Gazzolo explicou aos participantes como se faz o manejo clínico da hemorragia pós-parto, debateu a situação da hemorragia obstétrica e da organização da rede de atenção materno-infantil. Ele tratou, ainda, sobre a dinâmica mãe-bebê, com início durante a gestação, e a promoção do planejamento familiar. A palestra também abrangeu informações sobre o pinçamento (preparação) tardio do cordão umbilical, em até três minutos após o nascimento, para melhorar os níveis de ferro e baixar o risco de o bebê contrair anemia, além da importância da promoção da amamentação.






































































