O líder da oposição na Câmara, deputado Luciano Zucco (PL-RS), afirmou nesta quarta-feira (6/8) que falta apenas uma assinatura para que o Senado Federal receba oficialmente o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A movimentação ganhou força com a adesão do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), que confirmou apoio como 40ª assinatura a um passo do número mínimo exigido: 41. Também a senadora Ivete da Silveira (MDB-SC) manifestou apoio nos últimos dias.
Zucco, ao lado do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), segue articulando com outros parlamentares para garantir a assinatura final ainda hoje. Se admitido, este será o primeiro caso na história do Senado em que um pedido de impeachment contra um ministro do STF será analisado.
A iniciativa, considerada explosiva nos bastidores políticos, expõe o aumento da tensão entre Poder Legislativo e Judiciário, acirrada após a recente decisão que colocou o ex-presidente Jair Bolsonaro em prisão domiciliar.