Síndrome de Down tem semana de conscientização

Facebook
Twitter
WhatsApp

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, abriu oficialmente  no domingo, 20, as atividades da 2ª Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down, que segue até o próximo dia 23. A abertura aconteceu no Parque Cidade da Criança, no Aleixo, zona centro-sul da capital. Serão quatro dias de atividades, chamando a atenção da sociedade, principalmente para a inclusão, reconhecimento dos seus direitos e a garantia do exercício da cidadania.

sem

Fotos: Alex Pazuello

“É uma marca da nossa gestão respeitar as pessoas. Nós abrimos hoje a semana, de ações intensas. Nosso objetivo é sensibilizar todos. É preciso dar respeito a quem merece tudo, inclusive amor” , afirmou Arthur durante entrevista. Para a Secretária Municipal da Mulher, Assistência Social e direitos humanos (Semmasdh) , Goreth Garcia Ribeiro, Manaus abraçou a causa. “Todos os nossos esforços têm valido a pena”, disse.

O presidente da Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas (Apadam), Omar Maia, afirma que será uma semana de mobilização intensa. “Com o apoio da prefeitura estaremos mostrando a Manaus a importância de respeitar quem tem Down. Queremos mostrar que quem tem Down não precisa de mais nada, apenas amor e respeito” disse Omar.

A programação da Semana inclui, uma audiência pública para discutir políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência nesta segunda-feira, 21, Dia Internacional da Síndrome de Down, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), às 9. À tarde, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realiza uma sessão solene com apresentações artístico-culturais. O dia termina com um bandeiraço e panfletagem na avenida Djalma Batista, cruzamento com a Rua Pará, a partir das 17h.

O bandeiraço se repete no dia 22, terça-feira, na Bola do Eldorado e na Bola do Produtor, no bairro Jorge Teixeira. Na terça-feira, acontece ainda uma ação de cidadania na sede da Apae, localizada na avenida Perimetral Sul, nº 2015, bairro Parque 10. Na quarta-feira, 23, às 14h, no auditório Nina Lins da Universidade Nilton Lins, bairro Parque das Laranjeiras, acontece a apresentação de painéis das secretarias municipais de Educação (Semed), Saúde (Semsa) e Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). A psicopedagoga Gilka Kortmann encerra a programação com a palestra “Inclusão de Criança com Síndrome de Down na Escola”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS