SES-AM inicia capacitação para fortalecimento da atenção básica nos municípios

Facebook
Twitter
WhatsApp
FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) iniciou, nesta segunda-feira (09/08), uma grande capacitação técnica para os coordenadores de atenção básica dos municípios do Amazonas, incluindo a capital. A programação do I Capacita APS do Amazonas: Fortalecendo a Atenção Primária em Saúde (APS) segue até a sexta-feira (13/08), das 8h às 18h, no Teatro da Uninorte, localizado no Centro, zona centro-sul de Manaus.

O secretário de Estado de Saúde, médico Anoar Samad, destacou o retorno do evento, que não era realizado há uma década no Estado, e a importância da capacitação para o avanço nos indicadores de saúde e na qualidade do serviço prestado à população.

“A atenção primária é a porta de entrada, o primeiro contato que o paciente tem com o sistema de saúde. É um primeiro passo para se avaliar a complexidade de cada caso e, a partir daí, encaminhar ao atendimento adequado. É fundamental o treinamento desses coordenadores para discutirem, tirarem suas dúvidas e também participarem das decisões políticas de saúde para cada região. Eles são peças fundamentais”, enfatizou Anoar Samad.

A coordenadora da APS de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), Tadiane Freitas, disse que o município recebeu com alegria o convite para participar desse treinamento.

“Pela primeira vez estamos tendo essa oportunidade, e estamos aqui porque entendemos a importância do fortalecimento da atenção primária para que todos os serviços aconteçam”, disse a coordenadora, acrescentando que após o treinamento o município irá reunir a equipe técnica para reorganizar os processos de trabalho da APS.

A secretária executiva de Políticas de Saúde da SES-AM, Nayara Maksoud, ressaltou que será uma semana de imersão nas diretrizes da atenção básica para tratar das políticas públicas realizadas no nível primário de saúde.

FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM

“Vamos tratar da saúde da mulher, da criança, do idoso, da nova proposta de financiamento para atenção básica do Ministério da Saúde, todas as ferramentas necessárias para o avanço e a melhoria no resultado dos indicadores. A atenção básica é a grande protagonista para que possamos ter melhores resultados na saúde da população”, afirmou a secretária.

Segundo a chefe do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégias (Dabe) da SES-AM, Viviana Almeida, o treinamento presencial tem o objetivo de sanar dúvidas e auxiliar os municípios.

“A gente precisa da ajuda dos coordenadores que são as pessoas responsáveis pela organização do serviço e ordenamento das redes de atenção. São as pessoas fundamentais no município quanto à atenção básica. A adesão foi fantástica. Esse evento é a semente, o pontapé inicial de um planejamento para estar mais próximo dos municípios”, disse Almeida, complementando que a ação seguinte será o alinhamento técnico e a capacitação com a equipe multidisciplinar dos municípios.

Neste primeiro dia do evento, os coordenadores participaram, pela manhã, de acolhida e de dinâmica de integração e territorialização e à tarde ocorrerão apresentações sobre o SUS e a APS, relatos de experiência, perfil epidemiológico da atenção básica e o projeto Parteiras Tradicionais do Amazonas, desenvolvido pela Fiocruz Amazônia.

FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM

Programação – A exposição dos programas, ações e estratégias da APS será realizada na terça-feira (10/08). No terceiro dia (11/08), técnicos do Dabe irão apresentar as políticas estratégicas de saúde da Mulher/Rede Cegonha, do Homem, da Criança e do Adolescente, do Idoso, de Saúde na Escola, Alimentação e Nutrição, Hiperdia e Saúde Bucal e Telessaúde no Amazonas. O detalhamento e a operacionalização dos sistemas de informação da atenção primária serão enfocados na quinta-feira (12/08).

No último dia da programação ocorrerá a apresentação das políticas de promoção de equidade em Saúde Indígena; Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais; Saúde do Negro e das Populações dos Campos, Águas e Florestas; Saúde prisional; Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) e População em situação de rua; além de oficina na demonstração de PICS.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS