Servidores da Manaus Previdência têm curso de atualização sobre gestão de qualidade

Os servidores da Manaus Previdência iniciaram na segunda-feira, 28, curso de atualização sobre a Norma ISO 9000, especificamente, a NBR 9001:2015. A direção do órgão pretende apresentar a nova estrutura da norma e o conteúdo dos seus requisitos (o que foi alterado em relação anterior, a 9001:2008); fornecer orientações sobre como adequar o sistema de gestão existente na organização, a partir dos novos requisitos normativos; e capacitar o pessoal-chave da organização para entender e implantar o Sistema de Gestão da Qualidade em suas áreas de atuação, de acordo com os requisitos da NBR ISO 9001:2015.

prev

O curso termina na quarta-feira, 30, e está sendo ministrado pela instrutora da QualyNorte, Adele Guerreiro Martins, no período vespertino.

Responsável pela gestão de qualidade na previdência municipal, Elaine Garcia, destaca que a Manaus Previdência, como uma instituição certificada, tem obrigação de repassar conhecimento atualizado para os servidores, que podem vir a passar por auditoria por ocasião da recertificação. “A norma ISO é de uso diário de todos nós. Então, os servidores precisam estar treinados para que tenham condições de escrever os procedimentos, cumpri-los e entender porque estão fazendo isso. Assim, a execução da norma torna-se mais profícua”, diz Elaine.

Segundo ela, uma das mudanças da versão 2008 para 2015 refere-se ao tratamento de documentações, onde nem todas, agora, são obrigatórias, ainda que possam ser requeridas. Outra alteração envolve a criação de um requisito chamado “Liderança”, que anteriormente havia um similar denominado “Representante da direção”. Na nova revisão, esse item exige que toda liderança da instituição se envolva na integração dos requisitos da norma com os processos da empresa, promovendo a importância da abordagem por processos e proporcionando o suporte para o envolvimento de todos na implementação do sistema de gestão.

Outra vertente atinge os riscos que possam atingir o sistema, refletindo no resultado planejado pela instituição. “É checar como podemos controlar esses riscos e, principalmente, agir proativamente para que não venham acontecer”, conclui Elaine.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com
Close