Durante a 3ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), realizada na quarta-feira, 26/3, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, zona Oeste, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apresentou as mudanças temporárias no fluxo para a realização de exames laboratoriais na rede municipal.
Desde o dia 17 de março, devido à mudança da empresa fornecedora de equipamentos e insumos para análises clínicas nos serviços dos laboratórios na rede municipal de Saúde, o agendamento de todos os exames laboratoriais passou a ser feito temporariamente por meio do Sistema de Regulação (Sisreg).
A apresentação, conduzida por representantes da diretoria de Atenção Especializada e Apoio Diagnóstico da Semsa, foi direcionada para os conselheiros municipais de saúde, representantes dos segmentos de trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), esclarecendo, porque houve a necessidade da paralisação temporária dos atendimentos dos Laboratórios Distritais Norte, Sul, Leste e Oeste, e Postos de Coleta, assim como o estágio atual do processo de transição e a previsão de retorno dos serviços.
O subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento da Semsa, Nagib Salem, acompanhou a apresentação e explicou que o processo está em fase final de transição, com os Laboratórios Distritais passando por melhorias na estrutura física, recebendo equipamentos novos e mais modernos, e com atualização de um novo Sistema de Gerenciamento Laboratorial.
“A previsão é que os Laboratórios Distritais Sul e Norte retomem a oferta de serviços ainda no mês de abril, o que já vai permitir absorver a demanda de Manaus como um todo, retomando a realização dos exames laboratoriais solicitados nas Unidades de Saúde da rede municipal. Quando houver a retomada dos dois laboratórios distritais em abril, o Laboratório Sul vai oferecer suporte para as Unidades de Saúde da zona Leste e o Laboratório Norte vai atender a demanda das zonas Oeste e rural”, afirmou Nagib Neto.

O subsecretário lembrou ainda que a Semsa está em processo para ampliar a realização dos exames laboratoriais nas Unidades Fluviais de Saúde e na Maternidade Moura Tapajós, e que todos os serviços dos laboratórios devem retomar o fluxo normal de atendimento até o final do mês de maio.
“A Semsa procura sempre divulgar com antecedência as mudanças no fluxo de atendimento, e apresentação na Assembleia Ordinária do CMS, que acontece mensalmente, é uma oportunidade para explicar de forma mais aprofundada todos os procedimentos que estão sendo realizados, para que os conselheiros compreendam o processo como um todo e ajudem a esclarecer as dúvidas da população”, explicou o subsecretário.
Orientações
Para os usuários das Unidades de Saúde que tiverem solicitações de exames, a orientação atual é procurar o posto de atendimento do Sisreg, na própria unidade. As coletas para o diagnóstico de doenças de notificação compulsória, como tuberculose, dengue e hanseníase, continuam a ser feitas em 100 postos de coleta.
A diretora de Atenção Especializada e Apoio Diagnóstico da Semsa, a conselheira de saúde Ângela Loureiro, ressaltou que os conselheiros, entendendo melhor o processo de transição, podem atuar como multiplicadores das informações para orientar melhor a população. “Os usuários que procuram atendimento não estão deixando de ser acolhidos nas Unidades de Saúde da rede municipal. Nesse período de transição, todos estão sendo acolhidos e as demandas inseridas no Sisreg”, garantiu Ângela Loureiro.
