Semmas realizará compensação do Carbono emitido nas festas do Réveillon 2015

ano02

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizará pela primeira vez a compensação pela emissão dos gases de efeito estufa gerados durante as festividades do Réveillon 2015, promovidas pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, 18, durante coletiva para apresentação da programação das festas, que acontecerão na Praia da Ponta Negra, na Avenida Itaúba, na zona Leste, e na Orla do Amarelinho, bairro Educandos, zona Sul de Manaus.

 A compensação foi anunciada pelo diretor presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, e pelo gerente de Planejamento e Acompanhamento de Projetos da Semmas, Lucas Ourique, como uma das novidades da festa para a entrada do novo ano. A estimativa é de que a realização dos eventos acarretem a emissão de valores próximos a 100 toneladas de CO2, o que demandará o plantio de duas mil a três mil mudas para compensação.

 De acordo com Lucas Ourique, estão sendo consideradas as emissões provenientes da quantidade de resíduos gerados, da energia consumida, deslocamentos aéreos em função da vinda de artistas para Manaus (quantidade de passageiros e distâncias percorridas) e dos ônibus urbanos destacados para o transporte da população no dia das festas.

Ourique acrescentou que o relatório deverá estar pronto até o dia 15 de janeiro, apontando a quantidade de mudas utilizadas para a compensação e as ações de plantio ao longo de todo ano. Deverão ser utilizadas áreas degradadas, áreas de preservação permanente (APPs), passeios públicos (canteiros centrais) e áreas verdes da cidade.

 

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close