Semmas condena árvore do Fórum Henoch Reis

Após avaliação de órgãos competentes, uma árvore do Fórum Henoch Reis terá de ser removida imediatamente. De acordo com o diretor do projetos do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Rommel Akel, a medida foi informada esta manhã a presidente do tribunal, desembargadora Graça Figueiredo, e o corte deverá ser feito nesta quinta-feira, dia 26.

Fotos: Raphael Alves | TJAM
Fotos: Raphael Alves | TJAM

Tinha o interesse de manter a árvore para humanizar o restaurante dos magistrados, mas infelizmente isso não será possível. Por orientação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que enviou um engenheiro agrônomo para avaliar a situação a nosso pedido, a recomendação é removê-la imediatamente, visto que há risco de tombar“, observa a presidente-desembargadora Graça Figueiredo.

A árvore palheteira, da espécie clitoria racemosa, está oca, conforme avaliação do técnico da Semmas. Por estar em estado avançado de decomposição, explica Rommel Akel, alguns pedaços estavam caindo em cima dos carros – o que piora com a temporada de fortes chuvas na região.

A árvore fica localizada no estacionamento do fórum. O projeto do novo restaurante dos magistrados inclusive contemplava a árvore, que é bonita. Mas, infelizmente, após a avaliação de especialistas, deveremos cortá-la amanhã“, disse Rommel Akel. Ainda conforme o laudo do técnico da Semmas, a espécie é frágil e não tem grande longevidade.

A Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), responsável pela formulação e implementação da política de limpeza pública urbana do município de Manaus, é o órgão responsável por fazer o corte da árvore, que deve acontecer nesta quinta-feira.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close