Sejusc reforça emissão de RGs no interior do Amazonas

Só neste mês de agosto, quatro municípios recebem ação de cidadania para realização do serviço

A partir desta segunda-feira (22/08) até a próxima quarta (24/08), a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realiza ação de cidadania no município de Tapauá (a 449 quilômetros de Manaus). O mutirão acontece na Escola Estadual Marcelino Champagnat, na avenida Presidente Costa e Silva, 1.330, das 8h às 17h, e tem expectativa de emitir até 2 mil Registros Gerais (RGs), entre 1ª e 2ª vias do documento.

Em agosto, este já é o terceiro município que recebe os atendimentos; antes, a ação passou em Lábrea e Nova Olinda do Norte. Nestas três localidades, foram disponibilizadas pela Sejusc, ao todo, 8 mil cédulas de RG.

De acordo com o secretário titular da Sejusc, Emerson Lima, a atividade faz parte do processo de ampliação do serviço em todo o interior. Ainda segundo o gestor, a ideia é levar o serviço para o maior número possível de pessoas, dessa forma evitando o deslocamento do cidadão para Manaus ou municípios que possuem uma unidade de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).

“Nos municípios, colocamos tudo à disposição para que os moradores consigam tirar este documento tão importante ao cidadão. Além disso, nestas cidades ficamos uma média de três dias, e assim atendemos toda a demanda. Sabemos que passamos por um período de pandemia e por isso os mutirões são fundamentais, pois facilitam o acesso ao RG”, explicou o gestor.

Desde o início do ano, a secretaria já passou por mais de 38 municípios levando aos moradores toda a estrutura de um PAC. Somando estes mutirões e as emissões de RGs nos PACs, tanto na capital quanto no interior, em sete meses já foram entregues à população 119.010 identidades, uma média de 17 mil por mês.

A próxima ação coordenada pela Sejusc vai ser em Manicoré (a 332 quilômetros da capital), no período de quinta-feira (25/08) a sábado (27/08). No município, a previsão da secretaria é de emitir até 3 mil RGs.

Atualmente, a Sejusc, por meio da Secretaria Executiva de Cidadania, coordena 16 PACs, sendo dez na capital e seis no interior: Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo e Tefé.

Lábrea e Nova Olinda

Em Lábrea (distante 702 quilômetros da capital), durante ação realizada entre os dias 15 e 17 de agosto, foram emitidos 2.487 RGs, sendo 1.249 de 1ª via. Uma das pessoas beneficiadas com o documento pela primeira vez foi a dona de casa Íris Silva de Souza, moradora da zona rural do município.

“Essa oportunidade foi maravilhosa porque vai ajudar a resolver a minha vida, pois com o documento vou poder casar e dar entrada no salário-maternidade do meu filho. Além disso, meu marido conseguiu tirar a segunda via, que é essencial para ele tirar a carteira de pescador”, disse Íris.

Já no município de Nova Olinda do Norte (a 135 quilômetros de Manaus) foram cinco dias de ação realizada no Centro Educacional de Tempo Integral Rosaria Marinho Paes. Nesse período, a Sejusc emitiu 3 mil RGs, entre 1ª e 2ª vias do documento.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close