Seduc e Fundação Lemann oferecem capacitação para professores da rede pública estadual

Facebook
Twitter
WhatsApp

Em parceria com a Fundação Lemann, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou, em Manaus, uma capacitação no segmento de tecnologias educacionais, direcionada a professores das sete escolas públicas estaduais da capital que passarão a receber o projeto “Amazonas + Conectado”. A mesma capacitação será ministrada para docentes de quatro escolas do interior que nesta primeira etapa também receberão o projeto.

seduc.vjpg

O projeto “Amazonas + Conectado” é um desdobramento da parceria, sem ônus, firmada entre o Governo do Estado, a multinacional Google e demais instituições. A segunda etapa do projeto foi lançada oficialmente no último dia 22 de março, e prevê a disponibilização de serviços e soluções tecnológicas para estudantes e professores de 11 escolas-piloto no Amazonas, todas da rede pública estadual. Com o projeto, o Amazonas passa a ser o primeiro Estado brasileiro a implantar a tecnologia do “Ensino Híbrido” em suas escolas.

O programa, que, além da Google, tem apoio da Fundação Lemann e do Banco Interamericano de Desenvolvido (BID), visa utilizar a tecnologia como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, permitindo que professores direcionem a utilização de plataformas, como notebooks, tablets e smartphones para as tarefas pedagógicas.

 Realizada no Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan/Seduc), localizado no bairro Japiim 2, a formação teve a proposta de capacitar professores das sete escolas que aplicarão o projeto em Manaus.

Conforme seus coordenadores, inicialmente foram capacitados os professores de matemática destas unidades de ensino, os quais receberam instruções sobre o uso de aplicativos e ‘ferramentas’ que, com o projeto, poderão ser trabalhadas em sala de aula.

De acordo com um dos coordenadores da ação, professor Tiago Pereira, os recursos tecnológicos que serão disponibilizados pelo projeto têm o propósito de auxiliar o processo de ensino e colaborar com a atividade pedagógica dos professores. “Os professores poderão planejar suas aulas integrando a elas o uso de novas tecnologias. De forma prática, por exemplo, o professor poderá utilizar aplicativo ou ferramentas para auxiliar na elaboração e correção de provas, o que dará maior dinamicidade ao seu ofício”, comentou o professor.

Segundo a representante da Fundação Lemann e uma das formadoras da capacitação, o uso de novas tecnologias é determinante, hoje, para o ensino. “As tecnologias permeiam nossas vidas e devem ser utilizadas, também, no processo de desenvolvimento escolar. A capacitação realizada teve este propósito de apresentar aos docentes novas e viáveis alternativas e metodologias de ensino”, citou.

Participando da formação a professora Daniela Lima Pereira, falou sobre a expectativa de participar da execução do projeto. “As ferramentas e recursos tecnológicos apresentados trarão a nós, professores, uma série de benefícios, dentre os quais a otimização do tempo e a possibilidade de ter um diagnóstico rápido da situação educacional de nossos alunos”, comentou.

 As 11 escolas estaduais que receberão o projeto “Amazonas + Conectado” em sua nova etapa contarão com kits tecnológicos que incluem Chromenooks (notebooks concebidos pela Google) e demais itens como o Raspberry Pi, que é uma espécie de microcomputador do tamanho de cartão de crédito que pode ser acoplado a periféricos e que comportará uma gama de conteúdos educacionais e pedagógicos.

“Um dos diferenciais destes equipamentos, além do potencial de armazenamento de conteúdo, é que eles funcionam em modo offline, sem a necessidade de conexão. Fator que será determinante para o uso com qualidade inclusive no interior do Amazonas”, frisou o professor Tiago Pereira.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS