Seap realiza atividades sociais para a população carcerária a partir desta semana

Durante toda a semana, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com Umanizzare Gestão Prisional, vai promover o debate e a reflexão sobre o sistema carcerário brasileiro nas unidades prisionais de Manaus. As atividades, que também vão incluir ações sociais e a presença de familiares, são parte da programação do Dia do Encarcerado, celebrado no próximo dia 13 de agosto, e tiveram início nesta segunda-feira, dia 10.

IMG_4658-500x333

As atividades incluem palestras que gerem reflexão sobre a situação em que os presos se encontram, saúde, família e religião. Segundo o secretário de Estado, Louismar Bonates, titular da Seap, a semana é realizada para somar momentos positivos no processo de recuperação. “É mais uma tentativa nossa de recuperar essas pessoas. Sempre colocamos a família como parte importante nesse processo e por isso abrimos as atividades a elas também”, lembrou.

A Umanizzare Gestão Prisional, nas unidades que está presente, é a responsável por escolher os palestrantes e selecionar os filmes e como serão realizadas as visitas dos familiares. Nas demais unidades, o setor de serviço social, ao lado da direção, é quem executa as tarefas. Todos os anos, a semana é realizada para dar uma programação mais extensa ao dia. “É uma oportunidade que temos de chamar a atenção para as soluções dos problemas, por isso transformamos o que seria feito em um dia em uma semana”, disse o secretário.

Na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), por exemplo, além das palestras, haverá mutirão para retirada de documentos, atividade dos pais com os filhos e entrega de brinquedos aos filhos.

Já no Centro de Detenção Provisória de Manas (CDPM) será realizado corte de cabelo, dinâmicas de grupo, futebol de salão e concurso de canto. Na Penitenciária Feminina (PFM) haverá apresentação de filmes motivacionais e que gerem reflexão sobre escolhas e caminhos. No Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF) serão realizadas atividades lúdicas com os filhos das internas, apresentação de filmes, aulas de zumba e karaokê.

A semana inclui ainda momento de lazer e reflexão na Unidade Prisional Semiaberto Feminino (UPSF), no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), regimes fechado e semiaberto e o Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat).

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close