MANAUS- AM | O Natal é família é um tempo de renovação reflexão, com esse espírito natalino, centenas de fiéis participaram da cerimônia eucarística simbolizando o Nascimento de Jesus na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição. A missa foi celebrada pelo Cardeal da Amazônia Dom Leonardo Steiner, e concelebrada pelo pároco, Padre Hudson Ribeiro.
Durante a homília Steiner nos convida a refletir sobre o verdadeiro sentido do Natal. “Levemos o amor do recém-nascido à luz ao mundo. Apresentemos a toda a humanidade a luminosidade aquecedora de Belém. Para que se apague a tristeza, a indiferença do nosso tempo. Guardemos a singeleza, a candura, a inocência da criança, para despertar a humanidade para a presença dos pequenos descartados”, disse o Cardeal.
O Cardeal destacou que Deus que sempre esteve com seu povo, mas quis tornar-se visível, estar em meio ao seu povo e por isso enviou Jesus em meio aos pobres, e que hoje, celebramos o dia em que Deus se mostrou. Em que Deus se revelou na nossa humanidade. Não mais na visibilidade de sua presença velada. Mas, na presença revelada no rosto de uma criança, nossa humanidade.
“Não satisfeito em estar conosco, com seu povo, no seu amor inefável, afável, encontrou um modo todo próprio de estar no meio de nós, falar conosco. Tornou-se visível, palpável, audível. Fez-se nossa humanidade e fragilidade. Celebramos o dia em que Deus se mostrou. Em que Deus se revelou na nossa humanidade. Não mais na visibilidade de sua presença velada. Mas, na presença revelada no rosto de uma criança, nossa humanidade”, disse Steiner
Dom Leonardo Steiner ressaltou, que Deus nasceu no meio de nós, se fez carne, para caminhar com o seu povo, dando sentido as nossas dores, sofrimentos e salvação.
Deus, nascido de mulher, nascido da carne, da finitude humana. Podemos hoje, na solenidade do nascimento de Jesus, repetir então as palavras: “tu és o meu filho, eu hoje te gerei. Eu serei para ti um pai e ele será para mim um filho”. Steiner continua afirmando: “Deus entrou então na nossa história, partilhou o nosso caminho, veio iluminar os nossos dias”.
A sua tenda, a sua morada hoje, somos nós. Ele não assumiu a nossa carne, a nossa humanidade, não veio habitar em nós, como nós. Deus armou a sua tenda. Nós somos a sua tenda diz Dom Leonardo Steiner.
No encerramento da celebração, Dom Leonardo, pediu em oração: “A presença do Deus criança, seja o anúncio de paz para toda a humanidade. Senhor, fazei que resplandeça a vossa luz. A luz, a luminosidade da vossa paz. Sejamos todos os sinais de paz que os anjos nos anunciaram no nascer de Deus”, concluiu o Cardeal.