RespirAR: Sessões de hidroterapia auxiliam no tratamento das sequelas da Covid-19

Facebook
Twitter
WhatsApp
FOTOS: Divulgação/Faar

Como parte do cronograma de atividades para reabilitação de pessoas com sequelas da Covid-19, o Governo do Amazonas oferece, gratuitamente, sessões de hidroterapia por meio do projeto RespirAR, que já realizou mais de 75 mil atendimentos até fevereiro deste ano. A iniciativa é coordenada pela da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) e Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM).

“Cheguei com dificuldade para respirar, dores nas costas e muito ca nsaço para subir uma escada. Depois que comecei o tratamento no RespirAR tenho melhorado bastante, com as sessões de hidroterapia”, declarou Luiz Otávio, de 59 anos. O paciente realiza, duas vezes na semana, sessões de hidroterapia e aulas de musculação, orientadas por profissionais de fisioterapia e de educação física, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, zona oeste de Manaus.

FOTOS: Divulgação/Faar

De acordo com a fisioterapeuta, Cleomira Carvalho, a reabilitação na água é um ambiente mais seguro e confortável para trabalhar o ganho de força muscular, melhorar o equilíbrio e a coordenação. “A hidroterapia permite maior amplitude de movimentos, o músculo consegue relaxar, pelo fato de a água ser aquecida, a modalidade é associada a exercícios respiratórios, melhorando a expansão pulmonar e oxigenação, o que é excelente para os nossos pacientes pós-covid”, reforçou a profissional.

O coordenador do RespirAR, Neibe Araujo, destacou que a hidroterapia é um método terapêutico muito importante para a vida dos pacientes do projeto. “A terapia com uso da água tem sido muito eficaz, no resultado do tratamento, acelerando o processo de reabilitação e proporcionando mais qualidade de vida aos nossos pacientes. Agradeço ao governador Wilson Lima por nos dar condições de oferecer esse serviço gratuito a população”, disse.

Serviço – Os serviços de hidroterapia do RespirAR são disponibilizados exclusivamente nos Centros de Convivência: Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova; do Idoso, no bairro Aparecida, zona sul; e Magdalena Arce Daou, no bairro de Santo Antônio, zona oeste.

As pessoas com sequelas pós-Covid-19 podem procurar uma unidade de saúde ou uma unidade do RespirAR para serem inseridas no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Após autorização no sistema, o paciente recebe o encaminhamento para a consulta de fisioterapia, onde será avaliado para começar o tratamento adequado para o seu caso, o que inclui a quantidade de sessões de fisioterapia e atividade física orientada.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS