Reeducandos da Unidade Prisional de Itacoatiara recebem certificação pelo Encceja

Dois reeducandos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), localizada a 177 quilômetros de Manaus, receberam a certificação do Ensino Fundamental e Médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Nacional/PPL), de 2019. Os internos estão inseridos no “Remição pela Leitura”, projeto de parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a cogestora Umanizzare Gestão Prisional.

Outros 17 reeducandos obtiveram a certificação parcial, que comprova pontuação mínima em uma ou mais áreas avaliadas, garantindo o direito de participar da edição do exame deste ano. A UPI fez, no ano passado, a inscrição de 26 apenados, sendo 12 no Encceja do Fundamental e 14 no Ensino Médio.

Para o diretor da unidade, Antônio Cordeiro, “a educação é primordial para a transformação de cidadãos capacitados para serem inseridos no mercado de trabalho por meio do estudo”.

O Encceja/PPL é destinado a pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua a privação da liberdade. O certificado é conquistado pelo participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e atingir o mínimo de cinco pontos na prova de redação.

Para participar do exame é preciso ter no mínimo 15 anos de idade, para quem busca a certificação do Ensino Fundamental, e 18, para quem busca a certificação do Ensino Médio. Em cada unidade prisional há um responsável pedagógico para representar os participantes na inscrição e certificação. É ele quem assume a tarefa da inscrição e do repasse de todas as informações necessárias aos candidatos.

Remição pela leitura – A participação no Encceja/PPL, de acordo com a Recomendação nº 44, de 26 de novembro de 2013, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), garante 800 horas para remição de pena pelo estudo para aqueles que recebem os certificados.

Machado Edson

REDAÇÃO PORTALDOAMAZONAS.COM (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close