Como forma de qualificar o processo de ensino e aprendizagem das escolas municipais de Manaus, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou, neste mês, uma série de cursos de aperfeiçoamento das práticas pedagógicas em sala de aula destinada aos profissionais do magistério. Os cursos serão oferecidos durante todo o ano e a meta é que em cada formação ao menos 300 educadores sejam capacitados, alcançando 4 mil até o final do ano.
Foto: Cleomir Santos
Estão programadas no mínimo seis formações diferenciadas para os professores de Educação Indígena, Educação Infantil e de 4º ao 9º ano de Ensino Fundamental, no período da manhã, tarde e noite. Essas qualificações acontecerão na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DPPM), localizado no conjunto Vila Amazonas, zona Centro-Sul, e nas unidades educacionais, além da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), também na Zona Centro-Sul, e nas Divisões Distritais Zonais (DDZs), distribuídas em várias zonas de Manaus.
De acordo com a gerente de Formação Continuada da Semed, Rosane Xavier, a formação é uma ferramenta de auxílio do profissional. “Toda prática pedagógica deve ser realizada a partir de fundamentos e esta concepção teórica atrelada à prática dá um direcionamento ao professor”, explica.
As formações serão oferecidas na modalidade presencial, semipresencial, bem como em Educação à Distância (EAD) e contará com a contribuição de mais 100 formadores.