Rede municipal de educação inicia ano letivo com mais de 229 mil alunos matriculados

Facebook
Twitter
WhatsApp

Com o tema “Garantir os direitos de aprendizagem para a construção de uma cultura de paz e solidariedade”, a prefeitura deu início, na última quinta-feira, 11, ao ano letivo nas mais de 490 unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A abordagem está em conformidade com a Lei 1426/2010, que institui o Dia da Paz e da Solidariedade nas escolas municipais de Manaus.

735Fotos: Mário Oliveira

Durante a solenidade de abertura do ano letivo, realizada no Parque Municipal do Mindu, localizado na zona Centro-Sul da capital, o prefeito Arthur Virgílio Neto fez questão de destacar que Manaus começa o ano com mais de 229 mil alunos matriculados, continuando na posição de terceira maior rede de educação do País. Ele disse ainda que mesmo sentindo os efeitos da crise econômica foi possível absorver toda a demanda por vagas.

“Conseguimos receber de braços abertos todos aqueles que, neste ano, não tiveram condições financeiras para manter seus filhos em escolas particulares. Isso nos dá muito orgulho e esperamos um resultado ainda mais positivo no exame que mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), colocando Manaus entre as dez primeiras cidades com melhor desempenho”, reforçou Arthur.

Ainda segundo o prefeito, além de melhorias perenes nas ações pedagógicas, em 2016, novas medidas serão tomadas para corrigir as deficiências da rede municipal de educação. “Temos metas ousadas e, por isso, queremos corrigir as falhas, sobretudo para que não falte merenda escolar em nenhuma das nossas unidades”, garantiu.

Já está em fase de implantação o “Sistema de Controle de Estoque PMM de Merenda” que vai controlar todo o estoque da alimentação escolar. O sistema contará com um controle de demanda eletrônico, melhorando a infraestrutura e dando maior fluxo no atendimento aos pedidos de cada unidade. A expectativa é que com essa melhoria sejam reduzidos os índices de reprovação e abandono escolar.

Plano estratégico de alfabetização

Com objetivo de atender as metas do Plano Municipal de Educação (PME) e do Plano Nacional da Educação (PNE), a Prefeitura de Manaus, por meio da Semed, adotou como objetivo estratégico deste ano o “todo aluno alfabetizado, garantia de sucesso: compromisso de todos”.

Conforme o PME e o PNE, a meta é alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o fim do 3° ano do Ensino Fundamental. No entanto, a Semed estipulou como ação estratégica, deste ano, garantir a alfabetização dos alunos da rede, até o final do 1° ano, do Ensino Fundamental. Os planos estipulam, ainda, que a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais cheguem a 93,5% e que, até o fim da vigência do PME, em 2024, seja erradicado o analfabetismo absoluto, em Manaus.

De acordo com a secretária da Semed, Kátia Shcweickardt, a rede municipal de ensino vai focar ainda mais no pedagógico, no professor, nos alunos e nessa relação dialética e dialógica entre ensino e aprendizagem, com atenção maior à formação dos educadores da rede.

“Já conseguimos a convocação de 366 novos servidores, desses 160 professores e 206 técnicos administrativos, que nos dar a certeza de que vamos conseguir fazer de 2016 um bom para a educação. Esse é o nosso maior desejo, garantir o direito fundamental e constitucional das nossas crianças e adolescentes de ter uma educação de qualidade”, avaliou a secretária.

A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, também reforçou que o processo de alfabetização da criança, do adolescente, do jovem e do adulto é fundamental para que a educação se efetive. “Nosso foco é que todos os alunos da nossa rede municipal de ensino estejam plenamente alfabetizados, não apenas da decodificação das letras ou do conhecimento específico, mas no processo de letramento, no uso da leitura e da escrita em toda sua vida”, explicou.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS