Recomeço: egressos do sistema socioeducativo são cadastrados no Sine Amazonas

Facebook
Twitter
WhatsApp
FOTOS: Carolina Fonseca/Sejusc

Uma oportunidade para recomeçar. É com essa perspectiva que 13 egressos do sistema socioeducativo do Amazonas foram cadastrados no Sine Manaus na tarde desta terça-feira (23/08), com apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A ideia é possibilitar emprego aos jovens em várias áreas de atuação.

A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), faz parte do programa #Conectados, coordenado pelo Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dase) e que tem por objetivo profissionalizar os adolescentes egressos do sistema socioeducativo, garantindo que eles tenham uma ocupação profissional.

O secretário titular da Sejusc, Emerson Lima, afirma que essas iniciativas reforçam o compromisso do Estado com os adolescentes em pós-cumprimento de medida socioeducativa.

“É primordial garantir que essas pessoas que cumprem a medida socioeducativa tenham uma qualidade de vida e oportunidade para recomeçar. Nós da Sejusc vamos continuar trabalhando para contribuir com o desenvolvimento dos egressos”, disse.

De acordo com o chefe de Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dase), Jean Mendonça, cabe ao Estado acompanhar esses adolescentes tanto nos Centros Socioeducativos quanto na vida após a medida.

“O programa tem feito um trabalho fundamental na vida dos egressos, manifestando neles esse desejo de mudança de vida, que é importante para nós enquanto secretaria, mas também enquanto sociedade. No #Conectados, continuamos acompanhando esses jovens”, afirma Jean.

Oportunidade

Um egresso de 17 anos, que já participou de uma seleção para emprego no ato da inscrição, disse que os cursos realizados no sistema socioeducativo serão importantes na procura de uma vaga no mercado de trabalho.

“Pretendo ajudar tanto nas despesas de casa quanto para o meu próprio sustento. Estou em busca dessa primeira oportunidade de emprego e esse cadastro vai me ajudar bastante a conseguir encontrar”, contou.

Ainda no Sine, os jovens receberão a oportunidade de complementar o currículo por meio de cursos gratuitos oferecidos pelo serviço, como afirma Fábio Araújo, gerente do Sine Manaus.

“Aqui no Sine, como uma casa de oportunidades, vamos tentar fazer um trabalho junto a eles para oportunizar a eles e levá-los para uma vaga no mercado de trabalho. Estamos em conversa com a Sejusc para promover novas capacitações para esses jovens, para que cresçam e se adequem no mercado de trabalho”, disse.

Centros Socioeducativos

Atualmente, a Sejusc coordena cinco centros socioeducativos: Centros Socioeducativos Senador Raimundo Parente, Dagmar Feitosa, Semiliberdade Masculino, Centro de Internação Feminina e Unidade de Internação Provisória Masculina e Feminina.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS