A 8° edição da Feira Norte do Estudante, realizada no Manaus Plaza Centro de Convenções, encerra nesta sexta-feira (29). O evento é voltado à alunos do Ensino Fundamental, médio e graduação, e também, para profissionais em busca de atualização ou reposicionamento no mercado.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) esteve presente nos três dias do evento, com os stands dos projetos Baja, UEA Cidadã, Telessaúde e Jaraqui.
A Equipe Baja UEA, formada por alunos de Engenharia Mecânica, Elétrica, Civil, Produção, e Controle e Automação, que desenvolvem veículos de estrada (“off-road”) para competições nacionais. A UEA já conquistou, por dois anos consecutivos, o prêmio de Melhor Equipe do Norte.
Segundo o aluno do 6 período de engenharia mecânica, Felipe Abraão Lima de Oliveira, apesar de ter entrado recentemente na Equipe considera o projeto fundamental quando se trata de adquirir experiência. “O meu interesse em participar desse projeto é por causa do aprendizado, porque estamos pegando toda a teoria que nós aprendemos em sala de aula e botando em prática. Algum dia podemos usar as experiências como um diferencial”, ressaltou
A UEA, enquanto universidade, tem como foco o ensino, pesquisa e a extensão. E além de investir em projetos, visa que os mesmos possam, de alguma forma, dar retorno à comunidade amazonense.”Os estudantes vem até o nosso stand e ficam maravilhados com o que nós fazemos, e isso é muito bom e gratificante porque conseguimos abrir a perspectiva de engenharia para essas pessoas, mostramos que a área é muito ampla, e isso pode se tornar fator fundamental para a escolha do curso. E além do Baja enriquecer o nosso currículo, ele também nos proporciona uma ampla visão do que está acontecendo no mercado de trabalho, é isso é muito legal”, falou o aluno do 8° período de engenharia, Lucas Rocha dos Santos.
Já o projeto UEA Cidadã, é uma ação multiprofissional da Universidade com a sociedade, que leva informações sobre saúde por meio da educação não formal, permitindo ações conjuntas de universitários com a comunidade, promovendo a melhoria da qualidade de vida, por meio da prevenção e promoção de cidadania..
Ronny Helson de Souza Alves, aluno do 2° período de medicina, que já participa há quase um ano no projeto, conta que o UEA Cidadã contribui diretamente na sociedade, e que é uma peça chave para ajudar os vestibulando na escolha do curso. “Quando uma pessoa faz um teste de glicemia ou aferição da pressão arterial, e percebemos que possui tem alguma alteração, é uma espécie de auxílio para a pessoa buscar ajuda médica. O legal também é que o público tem se interessado bastante nas peças anatômicas, justamente por ser o primeiro contato de muitos com algo da área da saúde, isso acaba motivando-as e se torna decisivo para ajudar na escolha do curso”, relatou.