Projeto quer tornar prioritária a distribuição de medicamentos para pessoas com deficiência, na Cema

Facebook
Twitter
WhatsApp

Durante Sessão Especial, nesta segunda-feira (23), em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (PP) reforçou o Projeto de Lei, o qual torna prioritária a distribuição de medicamentos para pessoas com deficiência de todos os gêneros, na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).

De acordo com o PL, as listas disponibilizadas deverão conter separadamente os remédios, indicando a prioridade. “Eu quero diminuir esta dificuldade de acesso que vocês têm para conseguir os medicamentos. Acredito que descentralizando um pouco este serviço, vamos facilitar muito o atendimento”, explicou Dra. Mayara. Lembrando que hoje, no Amazonas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pouco mais de um milhão de pessoas tem algum tipo de deficiência.


Para a deputada, é preciso planejar para mudar essa realidade e também criar políticas específicas a esta causa. “O diagnóstico é muito complicado porque faltam neurologistas e psicólogos. Mas tenho certeza que o Governo do Estado vai comprar essa ideia de criarmos um indicativo, no qual ajude a minimizar estas dificuldades, propiciando um tratamento mais qualificado”, reforçou a parlamentar.


Desde o início do mandato, a deputada tem trabalhado para criar proposituras nesse sentido. Um outro PL que tramita na Casa dispõe sobre a permissão às pessoas com deficiência utilizarem o automóvel adaptado, para prestar a prova prática exigida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran), na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa medida atenderia a demanda de muitos alunos de autoescola, pois esse é um serviço diferenciado e caro.


“Além dessas iniciativas, pretendo trazer para a realidade do nosso estado, um projeto que garanta meia-passagem, meia-entrada para as pessoas com deficiência que participam de competições esportivas. Igualdade é para todos, basta apenas uma oportunidade”, concluiu Dra. Mayara.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS