A primeira obra do renomado arquiteto Oscar Niemeyer no Amazonas, o parque Encontro das Águas Rosa Almeida, executado pela Prefeitura de Manaus, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste, segue em ritmo acelerado. O projeto, que será um dos principais marcos turísticos e culturais da capital, é feito de curvas, um dos principais elementos utilizados por Niemeyer.
O conjunto arquitetônico, que se abre para o encontro dos rios Negro e Solimões, com uma vista fantástica e sem igual no Brasil, contará com uma oca que funcionará como museu e pavilhão cultural e de multiuso. A obra desse espaço avança com a finalização das fundações em estacas, evoluindo para a forma e armadura dos blocos de coroamento.
O projeto teve escopo e área ampliada para a configuração de um parque urbano e turístico pela equipe do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Nesta segunda-feira, 20/10, durante visita técnica ao canteiro de obras, o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, explicou que acompanhar in loco os trabalhos é uma rotina que se intensifica.

“Trata-se de uma obra grandiosa, impactante e complexa, onde se trabalha em tempo integral para poder acelerar sua conclusão. O espaço gourmet com os quiosques, vai permitir que a população possa tomar um tacacá, comer um x-caboquinho, apreciando esta incrível vista. Esta área deve estar concluída entre 60 e 70 dias, já iniciando agora a cobertura”, completou Valente.
O diretor-presidente explicou que o cronograma está sendo acompanhado, com as obras da administração, do restaurante e da oca em andamento, e iniciando a terceira etapa, além dos serviços de contenção do talude.
Construção
O vice-presidente do Implurb, Antonio Peixoto, reforçou que se trata de uma construção de grande porte, complexa e de importância para Manaus, contando com esforços contínuos e superação.
“A obra está avançando em ritmo acelerado, superadas as etapas relacionadas à arqueologia. Atualmente, estamos conduzindo a cravação das estacas-prancha e a aplicação do jet grouting para a estabilização do talude, que possui três níveis. Esta área proporcionará um espaço de contemplação privilegiado do Encontro das Águas. Em breve, o Implurb realizará mais uma entrega significativa para a cidade de Manaus, oferecendo à população um espaço de lazer e contemplação deslumbrante”, garantiu.
Para o arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, diretor de Planejamento do instituto, o acompanhamento no canteiro de obras, além de cumprir etapas de fiscalização, também serve para informar à população sobre os serviços que estão a pleno vapor. “Além do projeto do Niemeyer, com a oca e o restaurante incrustado no terreno, teremos atrativos como playpet, playgrounds, academia ao ar livre, áreas bosqueadas e toda a exuberância da vista única deste platô”, completou.
O parque Encontro das Águas envolve elementos que Oscar Niemeyer evidenciava com suas técnicas em prol da beleza dos edifícios e da estética do ambiente, no caso em Manaus da paisagem natural dos rios na Amazônia.

Empreendimento
O complexo ocupará 17 mil metros quadrados de terreno e contará com quatro mil metros quadrados de área construída. As equipes técnicas avançam na contenção do talude, uma das etapas mais complexas da obra, com o uso de tecnologia de jet grouting, método que reforça o solo com colunas de concreto injetadas em alta pressão, e a instalação de estacas-prancha para garantir a estabilidade da encosta.
Atualmente, a execução está na quarta linha de jet grouting, restando apenas cinco estacas para finalizar essa etapa. Na sequência, será iniciada a quinta e última linha, com 83 estacas. Em paralelo, a área recebe o processo de hidrossemeadura, que contribui para a proteção vegetal e controle da erosão.