A cidade de Manaus respira arte a partir desta sexta-feira, 9/5, com o início do projeto “Arte Pela Cidade”, uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult).
Parte do programa “Cultura Itinerante”, o projeto é organizado pela diretoria de Cultura da ManausCult e leva apresentações artísticas a terminais de ônibus, feiras e praças, espalhando música, performances e intervenções culturais por todas as zonas da capital.
Lançado oficialmente na quinta-feira (8), no Centro de Arqueologia do Amazonas (CAM), no centro histórico, o projeto foi apresentado a autoridades, artistas e representantes da cena cultural manauense. A ação contempla aproximadamente 500 artistas locais que receberão apoio financeiro para realizarem suas apresentações ao longo de todo o ano. Estão envolvidos músicos, grupos de teatro, companhias de circo, dançarinos, artistas visuais, músicos e outros promovedores de cultura.
Com apresentações gratuitas e itinerantes, o “Arte Pela Cidade” busca fortalecer a economia criativa, gerar renda direta para os artistas e fomentar o comércio local. Além disso, valoriza o trabalho cultural desenvolvido em Manaus e promove o uso qualificado dos espaços públicos como polos de convivência e expressão artística.
“As pessoas vão se surpreender ao encontrar arte no caminho de casa, no terminal, na feira, na praça do bairro. Estamos levando cultura para onde as pessoas estão, tornando a cidade mais viva, mais criativa e mais nossa”, destacou o diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato.

Nos terminais de ônibus, as apresentações artísticas prometem quebrar a rotina e transformar a experiência de quem utiliza o transporte público diariamente. Nas feiras, a presença dos artistas contribuirá para dinamizar o ambiente, valorizar o espaço e impulsionar as vendas. Já nas praças, a proposta é fomentar encontros comunitários e aproximar a população da rica e diversa produção cultural da cidade.
Entre as novidades desta edição está a ampliação dos circuitos de apresentações para todas as regiões da cidade: Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro e Centro-Sul, incluindo feiras e mercados reformados, áreas de lazer e até intervenções permanentes, como a pintura de viadutos com arte urbana.
O DJ Klelson Freitas, que se apresenta, nesta sexta, no Terminal 1, a partir das 17h, celebra a iniciativa. “É muito importante sermos reconhecidos e termos espaço para mostrar o que fazemos. Esse projeto não só nos valoriza como profissionais, mas também mostra que a arte está viva em todos os cantos da cidade”.

A programação completa do final de semana já está disponível e também pode ser acompanhada pelas redes sociais da ManausCult.
Confira a programação do primeiro fim de semana do projeto “Arte Pela Cidade”:
Sexta-feira – 9 de maio
Feira da Panair – Colônia Oliveira Machado
8h às 9h – Pammy DJ (solo)
9h15 às 10h45 – Dany Alves – Beiradão (trio)
Feira da Compensa – Compensa
8h às 9h – Ane Queiroz – Beiradão (trio)
9h15 às 10h15 – Jhonny Lemos – Diversos (trio)
Terminal 1 – Constantino Nery
16h às 17h – Fernando Sax Amazonas (solo)
17h15 às 18h15 – Kelson Freitas – DJ (solo)
Terminal 2 – Cachoeirinha
16h às 17h – Daniel – Sax (solo)
17h15 às 18h15 – DJ Tubarão (solo)
Praça Desembargador Verçosa – Dom Pedro
18h às 19h – Idevan Santos – DJ Carapanã (solo)
Sábado – 10 de maio
Praça Desembargador Verçosa – Dom Pedro
17h30 às 21h30 – Marcos Arigó (apresentador)
18h às 19h – Idevan Santos – DJ Carapanã (solo)
19h15 às 20h15 – Gabriel – Diversos (trio)
20h30 às 21h30 – Paulinho Viana – Boi (banda)
Domingo – 11 de maio
Feira Eduardo Ribeiro – Centro
9h às 10h – Renato Almeida – MPB (dupla)
10h15 às 11h15 – Kboclos – Boi (banda).