Projeto aprovado no Sinapse da Inovação utiliza paletes e resíduos de madeira na produção de móveis

Facebook
Twitter
WhatsApp

Resíduos de madeiras, a exemplo de paletes, que antes eram descartados no lixo, tornaram-se artigo de luxo nas mãos do empreendedor Leonardo Brandão. Mesas, baú, adega, molduras, prateleiras, além de sofá e estantes são alguns dos móveis produzidos com o material retirado das ruas de Manaus.

Gov

O projeto é fruto do trabalho intitulado “Produção de Móveis e Objetos de Decoração com Madeira de Paletes e Outros Resíduos de Madeira”, que conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O que começou como um hobby para Brandão, que resolveu dar um fim para essa grande quantidade de material jogado nas ruas e no lixo, tornou-se uma forma de empreendimento para o pesquisador. Os produtos criados a partir de paletes possuem uma estética inovadora aliada ao conceito de sustentabilidade.

“Eu sempre tive essa visão do reaproveitamento, de ajudar a natureza. Quando criança, sempre fazia os meus brinquedos. Na primeira vez que eu vi os paletes jogados na rua, achei a estrutura bonita, aqueles pedaços de madeira bem cortados e retos, pensei na hora que aquele material poderia ser utilizado de diversas formas”, disse Brandão.

Doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Leonardo Brandão informou que no Brasil, especificamente em Manaus, o mercado usa muito Medium-Density Fiberboard, popularmente conhecido como MDF, na confecção de móveis. Já em outros países, o pesquisador disse que o palete é uma madeira muito usada por possuir uma boa qualidade para trabalhar devido a sua alta resistência mecânica.

O mercado para esse segmento, segundo Brandão, está se expandindo na cidade. Segundo o pesquisador, as pessoas buscam móveis que tenham um diferencial e ao mesmo tempo um conceito artístico para decorar o ambiente.

“É uma forma sustentável e ao mesmo tempo bonita de decorar a casa. O palete tem muito a ver com isso com a nova questão da sustentabilidade da consciência ambiental que as pessoas estão desenvolvendo. Você poder mobiliar sua casa com peças que tenham uma identidade e respeito à natureza”, salientou.

Ele afirma que se o projeto tiver o investimento certo e o empenho correto, é possível ter um grande potencial para geração de emprego e renda e redução de lixo para cidade de Manaus.

Programa Sinapse – A produção de móveis de paletes e resíduos de madeira é um dos 40 projetos aprovados no âmbito do Programa Sinapse da Inovação, fruto da parceria firmada entre a Fapeam com a Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), que visa transformar os resultados de projetos de pesquisa de universidades e instituições de ciência, tecnologia e inovação em produtos inovadores competitivos, além de fortalecer o empreendedorismo inovador.

“A Fapeam é importante para esse trabalho. O edital surgiu como um ganho a mais para que eu pudesse investir e mostrou que eu tinha condições de colocar isso como empreendimento”, finalizou Brandão.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS