Profissionais de saúde do município são qualificados para atuar no tratamento de DST/Aids

Facebook
Twitter
WhatsApp

Profissionais que atuam em ações de combate à DST/Aids são submetidos periodicamente à atividades de qualificação para aprimorar o atendimento de usuários na rede pública de Saúde em Manaus. Com esse intuito, o Núcleo de Controle à DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou uma capacitação no período de 25 a 28 de janeiro, na Fundação de Medicina Tropical.

dst

“O curso faz parte das atividades do programa que estão sendo desenvolvidas com o objetivo de qualificar nossos servidores para atender e acompanhar melhor as pessoas vivendo com HIV/Aids e que buscam atendimento em nossa rede”, explicou Adriana Raquel, chefe do núcleo na Semsa.

A capacitação foi programada pela Equipe da Cooperação Interfederativa (composta por profissionais do Ministério da Saúde, Estado e Município). Essa etapa prepara os servidores para ações previstas para abril, em que quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) com novos atendimentos, abrindo as portas da APS para as Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA).

Atualmente, aproximadamente 15 mil pessoas são portadoras do vírus da Aids e o tratamento desses pacientes é realizado pela Fundação de Medicina Tropical e em quatro pontos de Serviços de Atendimento Especializado em HIV/Aids (SAE), estes sob gestão municipal. Em 2014 e 2015, Manaus reduziu em 8,1% o registro de novos casos da doença.

Jovens lideranças

No Brasil, o Ministério da Saúde registra um alto número de DST/Aids entre jovens de 15 e 24 anos e, em Manaus, um alarmante crescimento de 21% do número de casos entre jovens com idade entre 15 e 19 anos.

Para a enfermeira Adriana Raquel os jovens utilizam as novas tecnologias para obterem informações, que nem sempre são confiáveis ou corretas e a impressão de que a doença está distante de suas realidades. “A solução encontrada para o problema está sendo a realização de cursos para os jovens em paralelo aos executados para os profissionais da saúde, com a finalidade de formar lideranças jovens para que possam atuar nas comunidades, junto ao grupo que mais nos preocupa”, afirmou.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS