Produtores do Careiro da Várzea vão aumentar em até 20% a produção com chegada de implementos agrícolas

Facebook
Twitter
WhatsApp

Na manhã desta terça-feira, 24, o Fundo de Promoção e Erradicação da Pobreza(FPS), entregou na Comunidade do Curarizinho, no Careiro da Várzea implementos agrícolas para produtores da região. O fomento soma um investimento de R$ 74.600,00 e beneficiará 100 produtores associados. Materiais como 03 microtratores cultivadores agrícolas, carreta, triciclo motorizado, roçadeira frontal, roçadeiras manuais, pulverizadores costais e pulverizador mecanizado, irão facilitar o trabalho dos agricultores, já que eles moram em área de várzea e precisam desse apoio.

“O Curarizinho tem uma produção diversificada, por isso recebe apoio do Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (Idam). Para a comunidade, trazemos sempre uma equipe multidisciplinar, desde engenheiro agrônomo até médico veterinário para auxiliá-los no manuseio correto dos produtos e animais”, explica o diretor-presidente do Idam, Luiz Herval.

Apesar de ser a primeira vez que a associação recebe investimento do governo, os produtores da região já se organizaram para o uso do maquinário. “Um fica com a produção de milho, outro fica com a mandioca, pepino, jerimu. Como a produção depende da enchente, vamos revezar em grupos no uso desses implementos para todos se beneficiarem”, afirma Francisco Muniz, presidente da associação. O escoamento da produção de milho-verde, macaxeira, hortaliça e até leite de gado seguem para Manaus e Iranduba.

Área de várzea – Visto como um avanço no setor primário, os mais de 500 moradores do Curarizinho só têm a ganhar com o maquinário. “Esse povo que vive na área de várzea de maneira sacrificada, que tem uma renda menor, agora vai poder gerar renda aqui no local onde vivem. Cerca de 80% aqui, plantam e criam. Isso vai ajudar a diminuir o êxodo rural e aumentar a qualidade de vida desse povo”, diz Ramiro Gonçalves, prefeito do Careiro da Várzea.

Infraestrutura e produção rural – A Secretaria de Produção Rural do Estado (Sepror) informou também que serão destinados  R$ 72 milhões para aquisição de mais de 60 mil equipamentos como tratores agrícolas, geradores de eletricidade, kit de casa de farinha e veículos destinados  a escoamento da produção.

“A licitação já foi feita e está em período de homologação e isso vai alavancar e fomentar o setor primário”, explica Robson Almeida, assessor da Sepror. Com esse apoio, cerca de 40 mil famílias serão beneficiadas até julho deste ano.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS