Primeiro trimestre de 2025 tem alta de 18% em área licenciada com novos alvarás de construção

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos – Arquivo / Semcom

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), alcançou quase 5 milhões de metros quadrados em áreas com novos alvarás de construção, de janeiro de 2021 a março de 2025. No acumulado dos três primeiros meses deste ano, a prefeitura registra 205.229,13 metros quadrados, uma alta de 18% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 173.755,20 metros quadrados.

No número de documentos expedidos, atendendo serviços de licenciamento urbanístico, o incremento é da ordem de 34%: são 160 certidões de alvará de construção emitidas no trimestre, contra 119 no mesmo período do ano anterior.

“São números que mostram o trabalho de uma equipe técnica de competência, tanto nos atendimentos on-line quanto no presencial. É uma ação determinada pelo prefeito David Almeida e que os servidores do Implurb oferecem e desenvolvem para a população da cidade de Manaus, com reflexo na geração de emprego e renda no setor da construção civil”, contabilizou o diretor-presidente da autarquia, Carlos Valente.

Setor

Os dados refletem ainda a expectativa do setor da construção civil no Brasil, que tem apresentado evolução consistente nos últimos anos. As projeções para 2025 indicam a continuidade dessa expansão.

De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), o setor registrou um crescimento de 4,1% em 2024, impulsionado por investimentos em infraestrutura e programas habitacionais.

Para 2025, a expectativa é de um aumento de 2,3%, refletindo um mercado ainda aquecido, com empresas, comércios e indústrias, buscando oportunidades significativas em projetos inovadores e personalizados, alavancando soluções que promovem sustentabilidade e eficiência.

Mais alvarás de construção significam mais obras regularizadas e resultam na busca do serviço de licenciamento pela população, levando mais segurança a seus projetos e edificações.

Em relação aos números de alvarás, de acordo com os parâmetros da Cbic, a Prefeitura de Manaus impactou na geração de mais de 35 mil empregos diretos e indiretos no construbusiness em Manaus, desde obras, serviços e até fornecimento de materiais e insumos.

Fotos – Arquivo / Semcom
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS