Mundialmente conhecida por suas belezas naturais, culturais e gastronômicas, Manaus poderia ser ainda melhor explorada turisticamente. Pensando nisso, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou requerimento à Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) solicitando a implementação de novos cursos para qualificação dos profissionais envolvidos no turismo da capital.
“É fundamental fortalecer a qualificação dos profissionais que atuam no setor de turismo da nossa cidade. Isso se torna ainda mais evidente quando se observa a colocação de Manaus no cenário nacional quanto à sua competitividade turística. Manaus ocupa apenas o 24º lugar entre as 27 capitais brasileiras na capacidade de atrair e sustentar o turismo de forma competitiva, sendo a quarta pior para fazer investimentos. A preparação de guias turísticos, recepcionistas, gestores, e outros profissionais envolvidos diretamente com o turismo, sem dúvidas, irá melhorar a experiência em turismo e, consequentemente, fortalecer o setor em Manaus”, declarou.
Manaus fica à frente apenas de Boa Vista (RR), Porto Velho (RO) e Macapá (AP) na medição do Índice de Favorabilidade para o Turismo (IFT-GKS) que avalia, entre outros aspectos, a intenção de realização de investimentos em turismo. Na região Norte, Belém é a cidade que possui o melhor desempenho.
Conforme o Requerimento 3.883/2024, encaminhado ao diretor-presidente da Manauscult, se faz necessária a implementação de cursos de qualificação destinados aos profissionais do setor turístico, visando capacitá-los para melhor atender as demandas dos turistas que visitam Manaus.
Cidade requer ainda a realização de cursos a serem implementados ou ampliados nas áreas de: Atendimento ao público; Gestão de negócios em turismo; Curso básico de idiomas (inglês, espanhol, francês); Gestão de Pequenos Negócios em Comércio e Serviços; Atendimento e Informações Turísticas para Profissionais do Transporte (taxistas, motoristas de aplicativo, motoristas de ônibus de turismo e intermunicipais); Marketing Turístico; Geografia Turística do Amazonas; Recepcionista em Meios de Hospedagem; Acessibilidade em Serviços e Equipamentos Turísticos; Agente de Viagens; Elaboração de Roteiros Turísticos Receptivos; Gestão das Práticas Ambientais em Pequenos Meios de Hospedagem, entre outros.
“Este investimento em qualificação impactará positivamente o desenvolvimento turístico de Manaus, proporcionando mais empregos e estimulando o crescimento econômico e a valorização do patrimônio cultural e ambiental do Amazonas”, finalizou.