Prefeitura terá Laboratório de Especialidades e controle de qualidade em exames de colo de útero

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Prefeitura de Manaus inaugura nesta sexta-feira, 18, às 17h, o Laboratório Municipal de Especialidades Professor Sebastião Ferreira Marinho. No local, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá colocar em funcionamento o Laboratório de Citopatologia e de Microbiologia, além da Unidade de Monitoramento Externo da Qualidade (UMEQ) e um Polo de Educação Continuada.

colo

O Laboratório de Citopatologia centralizará a realização dos exames preventivos de colo de útero, colhidos em todas as unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), incluindo as Unidades Móveis de Saúde da Mulher. O Laboratório de Microbiologia irá atender, principalmente, mulheres gestantes, realizando o exame de urocultura durante o pré-natal.

A UMEQ, que atende a requisitos nacionais de monitoramento da qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, irá fazer o controle dos preventivos realizados por outras unidades de saúde do Amazonas, incluindo as da rede particular, que prestam serviço por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Já o Polo de Educação Continuada irá auxiliar na capacitação de profissionais visando a melhoria da qualidade na realização dos exames.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, destaca que o complexo de laboratórios integra o conjunto de medidas adotadas pela Semsa para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população. “Estamos não apenas melhorando as ações de assistência e promoção à saúde, mas também ampliando nossa capacidade de atendimento, para que possamos intensificar os cuidados com as mulheres”, ressaltou. De acordo com Homero, os laboratórios irão tornar mais ágil e eficiente a realização de exames de acompanhamento e diagnóstico, favorecendo, em especial, as mulheres.

O Laboratório de Especialidades, situado na rua Rio Purus, 317, conjunto Vieiralves, zona Centro-Sul, não fará atendimento direto ao público. “Aqui vamos receber as amostras coletadas em todas as unidades de saúde da Semsa, incluindo as Unidades Móveis”, explicou a gerente de Apoio e Diagnóstico, Helaine Virgolino. “Quando começamos a planejar este espaço, em 2007, a demanda era de 2 mil exames ao mês, hoje esse número quadruplicou e já estamos com 8 mil análises mensais”.

O Amazonas é o primeiro estado no ranking brasileiro de mortalidade por câncer do colo do útero. “Ter um Laboratório de Especialidades, com profissionais qualificados, representa um ganho para a saúde da mulher”, disse a gerente. De acordo com Helaine Virgolino, a meta é entregar os resultados dos exames em até 30 dias. Em média, a rede municipal de saúde realiza 270 mil exames por mês.

Excelência

Durante a inauguração do Laboratório de Especialidades, será entregue o Título de Excelência aos laboratórios distritais Sul, Leste, Oeste e Norte que atendem a demanda das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus e o Laboratório da Maternidade Moura Tapajóz. O Título é referente à qualidade dos serviços laboratoriais da Prefeitura de Manaus avaliados durante um ano pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), no período de setembro de 2014 a setembro de 2015.

“Não investimos somente em obras, mas também nas pessoas, seguindo a determinação do prefeito Arthur Neto de assegurar um diagnóstico correto e um tratamento adequado de saúde”, disse o secretário Homero de Miranda Leão, destacando que controle externo, executado por uma instituição de reconhecimento nacional, é essencial para garantir que o trabalho realizado na rede municipal siga os padrões de excelência.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS