Uma manhã recheada de atividades recreativas foi realizada na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no Parque Dez, na manhã desta terça-feira, 22. A ação de Cidadania também contou com corte de cabelo, massagem, maquiagem, emissão de 2ª e 3ª via do RG, orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada e Cadastro Único.
Imagens: Diego Caja
A atividade faz parte da programação da 2ª Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down, realizada pela Prefeitura de Manaus, e é uma forma também de trabalhar com as famílias das pessoas com deficiência.
“Essa tem sido uma bandeira defendida pelo prefeito Arthur Neto e pela secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Goreth Garcia Ribeiro, dois entusiastas da inclusão. Com isso, temos buscado realizar ações que possam envolver todo esse público. A nossa meta é acabar com o preconceito e ampliar a inclusão”, afirmou a subsecretária da Semmasdh, Mônica Santaella.
Para a assessora de Educação Física Adaptada da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a prática esportiva é uma das principais formas de promover a igualdade entre as pessoas. “A atividade física entre as pessoas com deficiência é de suma importância para a socialização deles. E é importante eles conhecerem as possibilidades corporais”, declarou.
Com a volta das ações desenvolvidas pelo projeto Segundo Tempo, foram implementados em seis espaços, a prática esportiva voltada às pessoas com deficiência: mini Vila Olímpica do Coroado, Centro de Esporte e Lazer do Eldorado, Apae, Sociedade Pestalozzi, Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo e Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10.
“O projeto Segundo Tempo tem essa extensão ao trabalhar com as pessoas com deficiência. É uma forma das crianças terem oportunidade de participar das atividades esportivas e já temos um vasto trabalho voltado para esse público. E é importante destacar que trabalhamos com a criança, mas também assistimos às famílias”, afirmou o secretário.
Para a coordenadora da Apae-Am, Elizângela Farias, a realização de trabalhos como estes, ajudam a diminuir o preconceito e envolvem a sociedade em uma mensagem positiva. “É importante que as pessoas aproveitem esta semana para discutir as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, mas essa discussão não pode parar por aqui. Ela precisa se estender para o ano todo”, concluiu.
A programação da 2ª Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down encerra nesta quarta-feira, 23, com a apresentação de painéis pelas secretarias municipais e palestra da doutora Gilka Kortmann, com o tema “Inclusão de Criança com Síndrome de Down na Escola”. A atividade será realizada no auditório Nina Lins, da Universidade Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras.