Abril é o mês marcado pela sensibilização mundial sobre o autismo e a Prefeitura de Manaus já planeja uma série de ações para chamar atenção da sociedade contra o preconceito e o desconhecimento.
Fotos: Alex Pazuello / Semcom
As atividades serão coordenadas pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), em parceria com as secretarias de Saúde (Semsa), Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), além de outras entidades parceiras.
De acordo com a primeira-dama e secretária da Semmasdh, Goreth Garcia Ribeiro, o principal objetivo é diminuir o desconhecimento e promover a inclusão das pessoas autistas, sobretudo crianças e adolescentes. “É no dia 2 de abril que se faz um apelo mundial em prol do autismo. Como nos anos anteriores vamos envolver várias estruturas do nosso governo, unindo forças com as instituições parceiras, para fazer uma grande mobilização durante todo o mês alusivo a data”, explicou.
Ainda segundo a secretária, que nesta sexta-feira, 11, participou da inauguração da nova sede do Instituto Autismo no Amazonas (agora funcionando no Parque Dez, zona Sul da capital), as entidades voluntárias desenvolvem um papel fundamental na luta contra o preconceito sobre o autismo. “Esse trabalho voluntário amplia a nossa rede de atendimento e com ações integradas conseguimos ajudar muitas outras famílias”, disse Goreth.
Segundo o governo dos Estados Unidos, números divulgados em 2014, mas com dados coletados em 2010, apontam que uma em cada 68 crianças no mundo apresentam o TEA – Transtorno do Espectro Autista. A doença é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento, que se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos.
Dados da Semsa apontam que, em Manaus, cerca de 60% dos 350 atendimentos psicossociais realizados, todo mês, pelo Município são de pessoas diagnosticadas com o autismo. Atualmente a prefeitura conta com quatro espaços especializados para o acompanhamento do autismo: o Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy, que fica no bairro Alvorada; o CAPS ‘i’, no São José; o CEL Eldorado; e a Minivila Olímpica do Coroado.