Prefeitura inaugura a 21ª Unidade Básica de Saúde

 

UBS Compensa 2-2

O prefeito Arthur Virgílio Neto e o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, inauguraram na tarde desta segunda-feira (17) a Unidade Básica de Saúde (UBS) O 22, no bairro da Compensa 2, zona Oeste de Manaus – a 21ª unidade de saúde desta gestão.

Uma das áreas mais populosas da cidade, a Compensa já possui 11 unidades

da Rede Municipal de Saúde, além da Maternidade Moura Tapajoz, atendendo a quase 70% da população da região.

“Inauguramos a 21ª Unidade Básica de Saúde (UBS) em 22 meses de governo. Desde o início falamos que reforçaríamos a Atenção Primária nos bairros, fazendo com que os grandes hospitais ficassem menos lotados. Recebendo atenção perto de casa, muitas pessoas deixam de ir aos hospitais de grande complexidade, melhorando a qualidade dos atendimentos. Com eficiência nesse sistema, conseguimos resolver 80% dos casos nos bairros”, ressaltou o prefeito.

A nova UBS da Compensa terá uma equipe de Saúde de Família, composta por um médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e sete agentes comunitários de saúde, além de cirurgião-dentista generalista e um atendente de consultório dentário. “Ainda temos muito trabalho pela frente, mas as bases estão ficando cada vez mais sólidas”, completou o prefeito.

UBS Compensa 3-1

O secretário Homero de Miranda Leão também destacou a importância do atendimento primário. “Nossas UBSs estão preparadas para dar a atenção rápida a males que podem ser solucionados aqui mesmo, perto de casa, sem que a população lote os hospitais que estão preparados para atender a casos mais complexos”, disse Homero.

A UBS O22 oferece atendimento médico assistencial, a pequenas emergências e focará, principalmente, na prevenção e controle de doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial.

Durante a inauguração, o prefeito Arthur Neto garantiu que nos primeiros meses de 2015 todas as Unidades da Zona Rural serão visitadas. “Nós vamos realizar um grande monitoramento para melhorarmos o atendimento nesses locais também, para que todas as nossas unidades de saúde sejam reestruturadas e ofereçam um melhor atendimento à população”, concluiu.

 

 

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close