Prefeitura entrega estrutura integrada de combate ao Aedes aegypti

Facebook
Twitter
WhatsApp

O combate ao mosquito transmissor do vírus causador da dengue, febre chikungunya e do zika ganhou reforço na quarta-feira, 13.

mosquito
Foto: Alex Pazuello

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entregou à população um Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (Ciocs) que vai atuar exclusivamente no trabalho de eliminação do Aedes aegypti. A entrega foi feita pelo prefeito em exercício Hiram Nicolau, e pelo secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.
A estrutura, prevista para ser ativada em grandes eventos e em situações de epidemia, funcionou de forma pioneira na Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. A próxima reativação prevista seria durante as Olimpíadas deste ano, mas em virtude do estado de emergência decretado no município por causa do Aedes aegypti, o processo foi antecipado.
“Aqui vamos agregar diversas instituições, do Estado e Município. Teremos diferentes secretarias municipais como meio ambiente, limpeza e planejamento urbano que vão se articular para que possamos fazer um trabalho melhor, racionalizando recursos e implementando nosso potencial de ação”, enfatizou Homero de Miranda Leão.
No local, situado na Rua Diamante, nº 15, Conjunto Manauense, zona Centro-Sul da cidade, irão atuar 25 profissionais em atividades de promoção e educação em saúde, vigilância em saúde e ambiental e no ‘Disque Saúde’. Nas ações de combate, serão outros 1.642 profissionas, entre agentes comunitários de saúde e de endemias, que atuarão nas ruas.
Curso de capacitação
Em relação à promoção e educação em saúde serão realizados curso de capacitação para formação de brigadas de combate ao Aedes aegypti em empresas e repartições públicas.
“Esta estrutura vai permitir que qualquer cidadão e até empresas, possam vir aqui, se informar e saber mais sobre o combate ao Aedes Aegypti”, explicou o prefeito em exercício, Hiram Nicolau, durante a inauguração.
Segundo a gerente da área, Francinara Lima, um levantamento apontou que as pessoas com as doenças têm entre 25 e 39 anos, sinalizando que podem ter sido infectadas no ambiente de trabalho, uma vez que o mosquito tem hábito diurno.
“Nosso foco é sensibilizar as pessoas para que façam, sempre no mesmo dia da semana, as vistorias nas residências e, também, no local de trabalho”, reforçou a gerente, lembrando que e o agendamento pode ser feito pelo número 0800 280 8 280. No curso, que tem duração de 1h a 2h, são abordados assuntos como o ciclo de vida, doenças transmitidas, locais de proliferação e como eliminá-los.

Para atender o aumento no número de registros, o ‘Disque Saúde’ dobrou a capacidade de atendimento. A população pode fazer as denúncias de possíveis criadouros inacessíveis, como imóveis fechados, abandonados ou em construção. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por meio do 0800 280 8 280, além do email saude.semsa@pmm.am.gov.br e do perfil ‘Semsa Manaus, no Facebook. Até o momento foram registradas 617 denúncias.
Durante a entrega do Ciocs, também foi apresentada uma nova aliada no combate químico ao Aedes aegypt, a ‘MotoFog Fumacê’ – uma tecnologia norte-americana que fará a borrifação de inseticida em áreas onde forem confirmados casos da doença. A ação, que irá contar com 20 motocicletas, será realizada em até 300 metros da residência e do local de trabalho do paciente, caso necessário.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS