Prefeitura e Forças Armadas se unem em megaoperação na guerra contra o Aedes

Facebook
Twitter
WhatsApp

Mais de seis mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica vão se aliar à Prefeitura de Manaus para o combate e eliminação do mosquito causador da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Todos os detalhes desta ação conjunta estão sendo organizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) para acontecer no dia 13 de fevereiro com a Mobilização “Zika Zero”, que será também em nível nacional.

ae2

“Estamos em guerra contra o mosquito. E as Forças Armadas vêm somar ao nosso trabalho, porque têm o respeito da sociedade e são fortes aliados em situação de emergência. Por determinação do prefeito Arthur Neto não estamos medindo esforços para eliminar os criadouros do mosquito e a população precisa ser nossa grande parceira, acabando com os focos de dentro de casa. Não temos casos de bebês com microcefalia em Manaus, mas todo o cuidado é pouco e precisamos proteger nossas grávidas”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

Durante o período carnavalesco, a Semsa distribuirá ventarolas e folhetos informativos alertando à população sobre o perigo das doenças causadas pelo Aedes e como evitar criadouros. “Orientamos, principalmente às grávidas, a usarem repelente e roupas claras para se protegerem melhor do mosquito”, destacou Homero.

A Semsa, por meio do Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde (CIOCS), divulgou o último boletim do Zika Vírus. Até o dia 4 de fevereiro, foram registrados em Manaus 364 casos suspeitos de Zika Vírus. Do total, 25 foram confirmados, sendo sete gestantes. Sessenta casos já foram descartados, sendo 13 grávidas, e 279 permanecem em investigação e aguardando resultado do laboratório. Entre os que permanecem em investigação, 40 são gestantes.

Até a última sexta-feira (5), o Disque Saúde da Semsa já tinha registrado 1.409 denúncias da população de possíveis locais com focos do mosquito. Os agentes já foram em 933 locais. A Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) também já executou 59 inspeções de criadouros reincidentes e autuou 19 proprietários.

Já foram formadas também 93 brigadas de voluntários no combate ao Aedes. “Nosso CIOCS realiza a formação de brigadas e já formamos 729 pessoas que estão capacitadas para orientar tanto no seu local de trabalho, como em casa, as formas de evitar a proliferação do mosquito. Bastam 10 minutos por semana, para que a pessoa faça uma vistoria em casa para eliminar água acumulada em pneus, vasos, lixo. Isso evita que o Aedes deposite seus ovos e prolifere e salvando a vida de muitas pessoas, porque o Zika em grávida pode causar microcefalia no bebê”, alertou o secretário.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS