Prefeitura define novas estratégias de ação para minimizar impactos da cheia

Representantes de órgãos públicos e empresas privadas traçaram nesta quinta-feira, 7, as estratégias de atuação para a terceira fase da Operação SOS Enchente. No encontro, ficou definido que haverá uma nova vistoria nas áreas já afetadas pela cheia do rio Negro, em Manaus, como no Mauazinho, zona Sul, onde foi construída a primeira das pontes para deslocamento das famílias até a descida do nível do rio. Nesta quinta-feira, o rio Negro atingiu a cota de 28,48m.

MANAUS.AM -07- 05-15 - 5ª REUNIÃO DO SOS ENCHENTE - GGIM.FOTO. KARLA VIEIRA.MCOM.97267
A reunião desta quinta-feira foi coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) e Defesa Civil, que estão coordenando as ações. Além das construções de pontes em áreas onde os moradores tiveram a rotina afetada pela subida do rio, a operação vai levar atendimentos de saúde, educação ambiental, orientação sobre descarte de lixo além de apoio às famílias que precisam deixar suas casas.
Durante a reunião, os órgãos definiram ainda o trabalho que será realizado no centro da cidade, a partir da cota de emergência de 29m e o acúmulo de água nas ruas e avenidas do Centro. Para neutralizar o odor, a Defesa Civil Municipal conta com a parceria da empresa Manaus Ambiental, que vai disponibilizar o produto químico usado na água e da empresa Andrade Gutierrez, que cede o veículo para o serviço. A previsão é de que o produto seja despejado a cada três dias no local.

MANAUS.AM -07- 05-15 - 5ª REUNIÃO DO SOS ENCHENTE - GGIM.FOTO. KARLA VIEIRA.MCOM.97257
Para o acesso da população no Centro, em áreas alagadas, serão construídas passarelas de madeira ligando uma ponta a outra das vias atingidas.
O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e a Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU) também já definiram o plano de emergência caso seja necessário o desvio de rotas no Centro.
No segundo alerta de cheia do Serviço Geológico do Brasil – CPRM, no dia 30 de abril, foi divulgado que o rio Negro deve atingir a cota de 29,62m em Manaus.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close