Prefeitura de Manaus resfria bordas das unidades de conservação para prevenir ocorrências de queimadas

Facebook
Twitter
WhatsApp

 

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), fez na manhã deste sábado, 31, o resfriamento das bordas de unidades de conservação municipais como forma de prevenir a ocorrência de focos de queimadas em virtude da presença de vegetação ressecada. O trabalho faz parte das estratégias de atuação do município no combate e prevenção às queimadas urbanas e conservação de áreas protegidas.

IMG-20151031-WA0005

O veículo utilizado para o serviço é um dos dois carros-pipa, contratados pela Semmas, por meio do Fundo Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (FMDMA), para fazer a irrigação das mudas plantadas nos canteiros centrais, vias, passeios e praças públicas. Cada veículo tem capacidade para armazenar 15 mil litros d’agua, captada do rio Negro. O trabalho de irrigação é feito de dia e à noite com rotas estabelecidas pelo Departamento de Arborização e Paisagismo da Semmas.

Neste sábado, o resfriamento foi feito no Parque Municipal do Mindu, no Parque Dez; no Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras, no Zumbi; e no Espaço Verde Campo Dourado, na Cidade Nova, na Zona Norte. “A vegetação ressecada acaba se tornando um risco e para precaução determinamos que fossem feitas ações de resfriamento, além do trabalho de irrigação”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar.

Morador do loteamento Campo Dourado, Isac Lerbarck, 52, enalteceu o cuidado da Prefeitura de Manaus para com a área verde do conjunto. “Hoje temos uma área verde recuperada e com a irrigação ela permanece verde e linda”, afirmou. O trabalho de irrigação e resfriamento prosseguirá até o início do período chuvoso.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS