A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), apreendeu, na manhã desta quarta-feira, 5/11, um veículo que realizava transporte irregular de sete crianças do bairro Aliança com Deus, zona Norte da cidade. O automóvel levava estudantes sem autorização e fora das normas estabelecidas para o transporte escolar regulamentado.
A ação foi coordenada pela equipe de fiscalização de transporte do IMMU, após o recebimento de denúncias. Durante a abordagem, foi constatado que o veículo não possuía o credenciamento obrigatório junto ao órgão municipal, nem atendia aos requisitos técnicos de segurança, como faixa de identificação, equipamento de segurança adequado e condutor devidamente autorizado.
De acordo com o chefe de fiscalização de transporte do IMMU, Alfredo Maciel, a operação reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus em garantir segurança e qualidade no transporte de estudantes.
“É fundamental que os pais e responsáveis verifiquem se o transporte escolar utilizado possui autorização do IMMU. O credenciamento garante que o veículo e o condutor passaram por inspeções e atendem às normas de segurança exigidas. O transporte irregular coloca em risco a integridade das crianças e não oferece qualquer garantia de segurança”, destacou Alfredo Maciel.
O IMMU alerta que o transporte escolar autorizado deve apresentar faixa horizontal amarela com a inscrição “Escolar”, tacógrafo, extintor de incêndio em boas condições, cintos de segurança para todos os ocupantes e o selo de vistoria anual emitido pelo IMMU. O condutor deve possuir curso específico de transporte escolar e estar devidamente credenciado pelo órgão.
A Prefeitura de Manaus reforça que a população pode contribuir com a segurança no trânsito, denunciando casos de transporte irregular por meio da Central 118, canal oficial de atendimento do IMMU.





































































