Com o objetivo de ampliar a formação continuada, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na quinta-feira, 17/7, a solenidade de formatura dos 30 alunos do Programa Ampliando Horizontes (PAH), referente ao primeiro semestre de 2025, dos cursos de língua inglesa, língua espanhola e libras. A cerimônia aconteceu no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, localizado na avenida Maceió, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da cidade.
O PAH tem como foco principal disponibilizar, de forma gratuita, cursos de idiomas, voltados aos profissionais da rede municipal de ensino, seus cônjuges e dependentes, incluindo adolescentes de 11 a 17 anos. O projeto visa aprimorar as habilidades linguísticas dos participantes, contribuindo para o crescimento nas áreas profissional, acadêmica e social.
Durante a cerimônia, o chefe em exercício da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), Austonio Queiroz, ressaltou que o programa é uma das formas da Semed valorizar os profissionais da educação.

“A Semed valoriza a educação de várias formas, e uma delas é o Programa Ampliando Horizontes, que oferece formação não só para os profissionais da educação, mas também para seus filhos e cônjuges. É uma iniciativa única, que vai além da qualificação, prepara toda a família para o mercado de trabalho, a cidadania e a vida”, afirmou Austonio.
O evento foi marcado por diversas apresentações e discursos dos formandos e oradores das turmas das três modalidades. Para encerrar, os alunos foram chamados, nominalmente, para a entrega dos certificados.
De acordo com a coordenadora do PAH, professora Suellen Barros, desde 2010, o programa já certificou mais de 900 alunos. Além disso, muitos desses estudantes conquistaram aprovação em exames, ingressaram em programas de pós-graduação e participaram de projetos da Semed, como o “EnglishFor Kids”.
“Mesmo durante a pandemia, o PAH se manteve firme, adaptando-se ao ensino remoto e garantindo a continuidade das aulas. Desde então, seguimos crescendo, especialmente após o lançamento do PAH Juniors/PAH para Chiquitos, que estende as aulas de inglês e espanhol para filhos de servidores. Em 2024, a oferta foi ampliada para incluir também o curso de libras para esse público. A novidade deste 2° semestre é o avanço com a oferta do curso de libras para os professores das salas de recurso da Semed”, comentou Suellen.

Por meio de uma apresentação, a aluna Ivy Cruz Pereira, do curso de língua espanhola, expressou sua alegria e gratidão por ter participado do projeto.
“Hoje, quero agradecer aos meus professores pelo amor, compreensão e paciência. Aprender espanhol, para mim, foi muito mais do que apenas adquirir uma nova forma de comunicação, foi uma oportunidade de vivenciar outras culturas e me conectar com pessoas diferentes em nosso dia a dia. Esse idioma nos permite compreender o mundo com outros olhos, viver experiências mais ricas, por meio de intercâmbios, fortalecer nossa autoconfiança e ampliar nossos horizontes”, afirmou a formanda.
Machado Edson
MATÉRIAS RELACIONADAS

Lula reúne ministros no Alvorada e discute operação policial no Rio

MPRJ acompanha desdobramentos da Operação Contenção em favelas do Rio

Prefeitura de Manaus revitaliza malha viária do bairro Colônia Terra Nova

Mortes no Rio ganham repercussão internacional

CNJ orienta juízes a não aceitarem diligências pedidas pela PM


Espetáculo de dança ‘Cabaré Chinelo’ estreia no Teatro Amazonas

Moradores retiram cerca de 50 corpos em área de mata após operação

Prefeitura de Manaus esclarece em nota sobre fiscalização eletrônica

Rio amanhece em estágio de normalidade após dia de caos


Ministros farão reunião de emergência com Castro nesta quarta-feira


STF reconhece fim da ação penal do golpe para Mauro Cid

Prefeitura de Manaus amplia sinalização em vias estratégicas da capital


Alcolumbre e Motta reafirmam compromisso com pauta da segurança


Moraes pede que Filipe Martins explique perda do sinal da tornozeleira



Sine Manaus oferta 343 vagas de emprego nesta quarta–feira, 29/10

Milena Titoneli é prata no Mundial de taekwondo, o 3º pódio do Brasil


Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro

Rio: operação prende 23 pessoas nos Complexos da Penha e do Alemão


Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

Exposição imersiva revela memória do povo Mura, originário da Amazônia

Prefeito David Almeida apresenta grandes novidades para o Natal 2025 em Manaus

Braga Netto apresenta recurso ao STF e aponta falta de imparcialidade


Recurso de Bolsonaro cita cerceamento de defesa e pede revisão da pena


Passageira é presa após falsa ameaça de bomba no Aeroporto de Brasília



Alckmin: reunião de Lula e Trump destrava negociações técnicas
































