Com o objetivo de ampliar a formação continuada, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na quinta-feira, 17/7, a solenidade de formatura dos 30 alunos do Programa Ampliando Horizontes (PAH), referente ao primeiro semestre de 2025, dos cursos de língua inglesa, língua espanhola e libras. A cerimônia aconteceu no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, localizado na avenida Maceió, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da cidade.
O PAH tem como foco principal disponibilizar, de forma gratuita, cursos de idiomas, voltados aos profissionais da rede municipal de ensino, seus cônjuges e dependentes, incluindo adolescentes de 11 a 17 anos. O projeto visa aprimorar as habilidades linguísticas dos participantes, contribuindo para o crescimento nas áreas profissional, acadêmica e social.
Durante a cerimônia, o chefe em exercício da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), Austonio Queiroz, ressaltou que o programa é uma das formas da Semed valorizar os profissionais da educação.

“A Semed valoriza a educação de várias formas, e uma delas é o Programa Ampliando Horizontes, que oferece formação não só para os profissionais da educação, mas também para seus filhos e cônjuges. É uma iniciativa única, que vai além da qualificação, prepara toda a família para o mercado de trabalho, a cidadania e a vida”, afirmou Austonio.
O evento foi marcado por diversas apresentações e discursos dos formandos e oradores das turmas das três modalidades. Para encerrar, os alunos foram chamados, nominalmente, para a entrega dos certificados.
De acordo com a coordenadora do PAH, professora Suellen Barros, desde 2010, o programa já certificou mais de 900 alunos. Além disso, muitos desses estudantes conquistaram aprovação em exames, ingressaram em programas de pós-graduação e participaram de projetos da Semed, como o “EnglishFor Kids”.
“Mesmo durante a pandemia, o PAH se manteve firme, adaptando-se ao ensino remoto e garantindo a continuidade das aulas. Desde então, seguimos crescendo, especialmente após o lançamento do PAH Juniors/PAH para Chiquitos, que estende as aulas de inglês e espanhol para filhos de servidores. Em 2024, a oferta foi ampliada para incluir também o curso de libras para esse público. A novidade deste 2° semestre é o avanço com a oferta do curso de libras para os professores das salas de recurso da Semed”, comentou Suellen.

Por meio de uma apresentação, a aluna Ivy Cruz Pereira, do curso de língua espanhola, expressou sua alegria e gratidão por ter participado do projeto.
“Hoje, quero agradecer aos meus professores pelo amor, compreensão e paciência. Aprender espanhol, para mim, foi muito mais do que apenas adquirir uma nova forma de comunicação, foi uma oportunidade de vivenciar outras culturas e me conectar com pessoas diferentes em nosso dia a dia. Esse idioma nos permite compreender o mundo com outros olhos, viver experiências mais ricas, por meio de intercâmbios, fortalecer nossa autoconfiança e ampliar nossos horizontes”, afirmou a formanda.
Machado Edson
MATÉRIAS RELACIONADAS

Justiça manda prender goleiro Bruno após ele descumprir condicional


STJ prorroga sindicância sobre acusação contra ministro Marco Buzzi

CNA pede aumento do biodiesel no diesel para conter alta de preços

Anvisa aprova tratamento para evitar sangramentos em hemofílicos




Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos

Defesa pede que STF apure vazamento de mensagens íntimas de Vorcaro




Petrobras registra lucro líquido de R$ 110,6 bilhões em 2025





Taxa de informalidade cai no mercado de trabalho, mostra IBGE


Sine Manaus oferta 287 vagas de emprego nesta sexta-feira, 6/3




Desemprego fica em 5,4% no trimestre encerrado em janeiro de 2026


Licença-paternidade de até 20 dias é aprovada no Senado

Polícia quer quebrar sigilo telefônico de réus por estupro coletivo

Justiça mantém prisão de Vorcaro e cunhado em audiência de custódia



Sine Manaus oferta 464 vagas de emprego nesta quinta-feira, 5/3

Lula faz apelo à paz, condena corrida armamentista e critica ONU

Polícia prende terceiro envolvido em estupro coletivo de adolescente


Pé-de-Meia paga incentivos a alunos nascidos em setembro e outubro


PF prende Daniel Vorcaro em 3ª fase da Operação Compliance Zero
































