Com o tema “Movimento para superação”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou a 3ª Semana do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas unidades de ensino da rede municipal de educação.
A escola municipal Mauro Fancello, localizada no bairro Petrópolis, zona Sul, é uma das unidades de ensino que desenvolveu as ações como palestras e dinâmicas, com os estudantes do 4º ano, que estudam em tempo integral, e do 1º ano.
Para a pedagoga da escola, Marilse Nunes, é muito importante trabalhar esse tema com estudantes mais velhos para que eles entendam e possam conviver com as crianças que apresentam essa condição. “Essa participação é importante para que eles compreendam as dificuldades dos colegas com TDAH. Muitos não conseguem ficar parados ou acompanhar o ritmo das atividades no mesmo tempo que os outros. Por isso, preparamos ações bem lúdicas, que ajudam a desenvolver a empatia e a entender melhor o que essas crianças enfrentam no dia a dia”, completou a pedagoga.
O estudante Taylor Souza, 10, do 4º ano, contou que não sabia o que significava ter TDAH e que a atividade foi muito importante para ele. “Eu achei legal, porque esse assunto é importante para a gente. Eu nem sabia o que era TDAH e aprendi aqui hoje”, finaliza o estudante.