Prefeitura de Manaus promove 8º Circuito da Mulher para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos - Divulgação/Semsa

Como parte da programação da campanha “Outubro Rosa”, de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), encerrou, nesta terça-feira, 21/10, o 8º Circuito da Mulher da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Antônio Reis, no bairro Betânia, zona Sul. A programação iniciou nesta segunda-feira, 20/10, para o atendimento de 120 mulheres.

A diretora da unidade de saúde, enfermeira Rejane Miranda, explicou que o Circuito da Mulher acontece duas vezes ao ano como forma de intensificar a oferta de serviços como consultas médicas, mamografia, ultrassom transvaginal, exame preventivo (Papanicolau), vacinação e da testagem rápida para o HIV, sífilis e hepatite B e C.

“Essa é uma programação realizada no ‘Março Lilás’, com foco no câncer de colo do útero, e no ‘Outubro Rosa’, com foco no câncer de mama. São serviços oferecidos durante todo o ano, na rotina de atendimento, mas, no Circuito da Mulher, os profissionais da USF fazem um esforço a mais para ampliar a oferta de consultas e exames como forma de atender o maior número possível de mulheres”, informou Rejane.

Na programação do circuito, as pacientes passam por oitos estações de atendimento, iniciando com o acolhimento na recepção, seguindo para atualização do cadastro das famílias com o apoio dos agentes comunitários de saúde, consulta com médicos, mamografia, coleta do preventivo, teste rápido, sala de vacina e encerrando com o ultrassom transvaginal.

“A partir do comprometimento da equipe de 106 profissionais, conseguimos ampliar a capacidade diária de atendimento no Circuito da Mulher. As mulheres têm a oportunidade de serem atendidas em demanda espontânea, sem necessidade de agendamento pelo Sistema de Regulação (Sisreg), realizando diversos exames em uma manhã ou uma tarde”, afirmou a diretora.

A programação na USF Dr. Antônio Reis garantiu a oferta de 30 vagas no turno da manhã e mais 30 no turno da tarde em cada dia de atendimento.

“Tudo é organizado para atender as mulheres de forma integral. A equipe também busca acompanhar de perto o resultado dos exames e, se houver alterações, já é realizado o encaminhamento para exames como a biópsia para confirmação do diagnóstico”, destacou Rejane Miranda.

No Circuito da Mulher da USF Dr. Antônio Reis, realizado durante “Outubro Rosa” de 2024, houve a identificação de seis mulheres com alteração nos exames de mamografia, sendo que três casos foram confirmados como câncer de mama.

Campanha

A Semsa tem reforçado durante o mês de outubro todas as ações de prevenção ao câncer de mama, com intensificação de ações de educação em saúde e oferta de serviços, além de sensibilizar a sociedade para a importância do diagnóstico precoce da doença, que vai permitir o tratamento em tempo oportuno e aumentar as chances de cura em até 95%.

O Ministério da Saúde recomenda o exame de mamografia principalmente no rastreio ativo de casos suspeitos entre mulheres na faixa etária de 50 a 74 anos e no atendimento sob demanda entre 40 a 49 anos, grupos considerados de maior risco para o câncer de mama.

Além da ação de rastreio de casos suspeitos no grupo de risco de 50 a 74 anos, devendo ser realizado a cada dois anos, com ou sem sintomas, a Semsa segue as orientações do Ministério da Saúde e não restringe o acesso de mulheres de outras faixas etárias ao exame de mamografia, mas estabelece orientações para que o exame possa ser utilizado de forma mais efetiva no diagnóstico.

Na faixa de 40 e 49 anos e acima de 74 anos, sem sinais ou sintomas suspeitos, a recomendação é que o exame seja realizado em comum acordo entre a paciente e o médico, após avaliação do caso individualmente e levando em conta os riscos e benefícios.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS