Prefeitura de Manaus participa de homenagem aos 50 anos do Festival Folclórico de Parintins

 

 

A Prefeitura de Manaus participou, nesta quarta-feira, 8, de Sessão Especial em comemoração aos 50 anos do Festival Folclórico de Parintins, na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Criada em 1965, a festa que reúne Garantido e Caprichoso teve homenagem proposta pelo vereador Arlindo Júnior (Pros).

Foto: Thiago Correa
Foto: Tiago Correa

Participaram da solenidade o secretário chefe da Casa Civil, Márcio Noronha, representando o prefeito Arthur Virgílio Neto; o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula; além da secretária de Comunicação, Mônica Santaella, entre autoridades, parlamentares, representantes dos bumbás e convidados.

O secretário Márcio Noronha destacou a importância do município de Parintins para o cenário cultural e político do Estado do Amazonas e destacou que a Prefeitura de Manaus estará sempre apoiando o desenvolvimento da cultura local. “O Festival de Parintins pauta o Estado do Amazonas na mídia nacional no mês de junho e boa parte da preparação desse grande evento é feita em Manaus. Além disso, o Amazonas deve ser o único Estado brasileiro que muda sua capital durante três dias no ano”, afirmou.

Foto:TIAGO CORREA
Foto: Tiago Correa

O Festival Folclórico de Parintins foi criado em 1965 e neste ano realiza a 50ª disputa das agremiações dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso. De acordo com o propositor da sessão, vereador Arlindo Júnior (PROS), os bois-bumbás de Parintins recebem dos eventos realizados em Manaus, no período que antecede o festival, a maior captação de recursos para a realização da festa. “Os bois representam a cultura do Amazonas e não somente a de Parintins. Temos orgulho em dizer que temos um ritmo próprio que nos envolve e empolga”, disse Arlindo Júnior.

Em Manaus, a força do ritmo do boi-bumbá, que é originalmente amazonense, pode ser comprovada nas festividades de aniversário da cidade. O Boi Manaus é o ponto alto da celebração, reunindo diversos cantores e artistas dos bumbás. As associações folclóricas de boi-bumbá manauaras como Corre-Campo, Brilhante e Garanhão também participam do evento e de outras programações ao longo do ano.

“É uma preocupação do prefeito Arthur Virgílio Neto a valorização das expressões culturais amazonenses. E nós trabalhamos isso, inclusive, na promoção turística da cidade nas feiras internacionais”, destacou Bernardo Monteiro de Paula. Ele também acrescentou que os artistas dos bois participam durante todo o ano dos eventos oficiais da Prefeitura de Manaus como forma de incentivo e valorização da cultura local.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close